Agentes Comunitários de Leopoldina vão auxiliar o IBGE no Censo

Agentes Comunitários de Leopoldina vão auxiliar o IBGE no Censo

O prefeito de Leopoldina, Pedro Augusto Junqueira Ferraz, assinou o decreto nº 5.169/2023, que permite aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes Comunitários de Endemias a trabalharem em conjunto com os recenseadores do IBGE no município na coleta de dados necessários para concluir o Censo de 2022. A medida foi publicada na edição nº 3437 do Diário Oficial dos Municípios Mineiros, da última sexta-feira, 20 de janeiro de 2023 e já está em vigor.

No dia 25 de dezembro de 2022 os trabalhos de coleta de dados da população leopoldinense foi interrompido com apenas 62% concluído o que resultou numa população de 49.020 habitantes, número que trará enormes prejuízos a Leopoldina, que podem comprometer projetos de desenvolvimento. Realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Censo analisa detalhes sobre como vive a população: renda, etnia, raça e grupo familiar, por isso é considerado um levantamento de suma importância para União, Estados e Municípios.

O decreto assinado pelo prefeito Pedro Junqueira levou em consideração a importância e relevante atuação diária dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes Comunitários de Endemias no trabalho diário nas comunidades, o que possibilita uma ação conjunta e complementar com os servidores do IBGE para a efetiva realização do CENSO 2022. Neste sentido, o Secretário Municipal de Saúde, em conjunto com a Coordenadora do Programa Saúde da Família vão disponibilizar os agentes para cooperar na conclusão dos trabalhos de coleta de dados do Censo-2022.

LEIA TAMBÉM
Prévia do Censo 2022 revela redução na população de Cataguases

IBGE tem dificuldades para concluir o Censo 2022

Fonte: Diário Oficial dos Municípios Mineiros | Foto: Tânia Rego-Ag. Brasil