IF Sudeste MG realiza campanha pela dignidade menstrual

IF Sudeste MG realiza campanha pela dignidade menstrual

A Diretoria de Apoio ao Discente (Dirad) do IF Sudeste MG criou o Plano de Atendimento e Combate à Pobreza Menstrual, que já está em andamento em todos os campi da instituição, com objetivo de favorecer a permanência de estudantes, ao garantir e oportunizar o acesso a absorventes higiênicos e outros insumos.

A pobreza menstrual é um dos inúmeros desafios de acesso a direitos e insumos de saúde enfrentados no Brasil. Considerando que este tema representa acesso desigual a direitos e oportunidades, o IF Sudeste MG criou o programa para atender estudantes regularmente matriculados nos seus cursos presenciais, que menstruam e que estejam dentro do perfil de renda de até um salário mínimo e meio.

O objetivo, além do fornecimento dos absorventes, é buscar uma educação e uma conscientização sobre a proteção e promoção da saúde menstrual, de forma a garantir melhores condições de permanência e combate à evasão no IF Sudeste MG.

O Plano de Atendimento e Combate à Pobreza Menstrual atua de duas maneiras:

1- Distribuição por demanda imediata: para uso emergencial, destinada a todas aquelas que estiverem nas dependências do campus (servidores, alunos e colaboradores). Todas poderão ser contempladas de forma universal, sem critérios previamente estabelecidos.

2- Distribuição por demanda mensal: com retirada periódica em local definido pelo campus. Para receber mensalmente, é necessário realizar inscrição prévia via formulário eletrônico e enquadrar-se em critério de renda. A iniciativa é válida para todos os campi do IF Sudeste MG.

Conforme o IF Sudeste MG “a desigualdade no acesso a insumos de saúde contribui para retroalimentar ciclos transgeracionais de inequidades de gênero, raça, classe social, além de impactar negativamente a trajetória educacional e profissional. Nessa perspectiva, a defesa da distribuição de absorventes, dentro da escola, está diretamente relacionada à criação de condições de equidade no espaço escolar.”

LEIA TAMBÉM
PT de Cataguases lança campanha para doação de absorventes higiênicos

Fonte: IF Sudeste MG | Foto: Reprodução