Rio Pomba baixa e cidade não tem mais ruas alagadas

Rio Pomba baixa e cidade não tem mais ruas alagadas

O rio Pomba voltou a correr dentro de sua caixa e desde as 10 horas deste domingo, 8 de janeiro, a cidade não convive mais com a enchente que começou na sexta-feira, 6, e se estendeu até as primeiras horas de hoje. A chuva, porém, não para desde o dia 30 de dezembro de 2022, quando ocorreu um temporal que alagou temporariamente diversas ruas da cidade. E a previsão é de mais chuva.

Conforme informou a Defesa Civil, o rio Pomba está com seu nível em 5,42 metros, oito centímetros abaixo do limite de transbordamento. Além disso, segue com tendência de baixa porque não chove forte nas cabeceiras. Com isso o ribeirão Meia Pataca também escoou e já não apresenta regiões inundadas. Agora, pela manhã, a prefeitura realiza a limpeza na rua principal da Vila Minalda, o que provocou a interdição daquela via. Além disso, em outros pontos, moradores fazem a limpeza de suas casas e calçadas enquanto aguardam um caminhão pipa para lavar as ruas enlameadas.

Previsão do Tempo

O Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia – informa que o domingo será parecido com o sábado, ou seja, dia chuvoso, com temperatura em torno de 21º. O sol deve aparecer somente nesta segunda-feira, ainda de forma tímida, em meio a nuvens, mas há também possibilidade de chuva a qualquer hora do dia.

Rio Pomba baixa e
A área em laranja no mapa significa maior perigo de temporais.

Mas o que está ocasionando tanta chuva? Um fenômeno climático chamado Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que continua organizada sobre o Brasil. As áreas de instabilidade da ZCAS provocam chuva em grande parte dos estados de Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, sudeste de Mato Grosso e serra fluminense. As nuvens carregadas sobre o interior do Brasil se juntam ao intenso ciclone que atua na costa do Sul e Sudeste e reforçando a chuva.

LEIA TAMBÉM
Nível do Rio Pomba segue baixando em Cataguases

Rio Pomba baixa e Rio Pomba baixa e Rio Pomba baixa e

Fonte: Inmet e Climatempo