Rio Pomba inunda as regiões mais baixas de Cataguases

Rio Pomba inunda as regiões mais baixas de Cataguases

Cataguases começa a conviver, nesta sexta-feira, com mais uma cheia do rio Pomba. Ao meio dia de hoje, a situação era de transbordamento uma vez que o nível da água estava em 5,59 metros alcançando algumas regiões como a parte baixa do Clube do Remo, entre outros locais nas mesma situação. O ribeirão Meia pataca também está com seu nível bastante elevado, mas a expectativa é de queda neste volume ao longo do dia devido ao fim das fortes chuvas na sua cabeceira, conforme informou a Defesa Civil Municipal.

Até o fechamento desta edição, a Avenida Meia Pataca, na altura do Star Soccer, era o local mais atingido pela cheia do ribeirão de mesmo nome. Lá, devido ao temporal do último dia 31 de dezembro, parte da rua foi levada pela água e nesta manhã a situação se agravou comprometendo mais o tráfego no local com risco de queda de mais uma parte dela. A Catrans esteve no local e sinalizou a via. Na região do Mercado do Produtor, o pontilhão da Vila Reis parece estar avariado devido ao solapamento da terra que provocou várias rachaduras no piso (veja o vídeo ao final deste texto). A Defesa Civil interditou a passagem naquele local.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social disponibilizou as escolas municipais Manoel Dutra de Siqueira (São Diniz), Turminha da Mônica (Popular) e Antônio Amaro (Granjaria), além do Albergue, no Bairro Haidée, para abrigar as pessoas que moram próximas ao rio Pomba atingidas pela enchente. A orientação das autoridades é para que os moradores de áreas onde ocorrem enchente retirem seus pertences de suas casas. Paralelamente Defesa Civil e Corpo de Bombeiros seguem monitorando os pontos críticos da cidade.

Rio Pomba inunda as
Pontilhão da Vila Reis e Ponte da Manufatora

Astolfo Dutra – A  previsão é de que o rio Pomba continue subindo devido à forte chuva que caiu esta noite nas cabeceiras. Em Astolfo Dutra, por exemplo, onde ele passa antes de chegar em Cataguases, a água já ocupa algumas ruas e a situação é de alerta porque, conforme informou o Secretário de Segurança Pública daquele município, Wanderson Henrique da Silva, “vamos receber ainda muita água até o final do dia (sexta-feira) e estamos orientando a população para se prevenir”, disse. Ele e o prefeito Bruno Ribeiro, inclusive, fizeram uma vistoria nesta manhã em algumas áreas que começavam a ser inundadas.

Dona Euzébia – Outra cidade que recebe as águas do Pomba antes de Cataguases é Dona Euzébia. Lá, a situação também é de alerta e orientação aos moradores ribeirinhos que retirem seus pertences de casa. No final desta manhã havia registros de algumas ruas alagadas, conforme divulgou o Jornal Márcia Araújo, daquela cidade, que também revelou, mais cedo, um comunicado da Defesa Civil, informando sobre a cheia do rio. O monitoramento realizado pelo órgão aponta que o nível do Pomba está em 4 metros e continua subindo gradativamente. A previsão é de que esta situação prossiga até sábado, podendo estender até domingo.

LEIA TAMBÉM
Temporal alaga ruas e coloca a cidade em estado de alerta

Temporal derruba árvores e postes em Cataguases

* Fotos e vídeos enviadas por leitores