Enchente na APAE deixa 90 pessoas sem fisioterapia

Enchente na APAE deixa 90 pessoas sem fisioterapia

A chuva torrencial que caiu sobre Cataguases na noite de 30 para 31 de dezembro trouxe graves prejuízos para a APAE, que está necessitando de ajuda. O Córrego Romualdinho transbordou alagando o andar térreo daquela entidade que presta importante serviço a 270 crianças e jovens e atua na cidade há 47 anos. O prejuízo foi grande, mas ainda não há um balanço definitivo sobre as perdas porque os danos estão sendo contabilizados e o imóvel está em fase de limpeza geral.

Enchente na APAE deixaDe acordo com a supervisora pedagógica da APAE, Magda Mazini, o maior prejuízo material e também para as pessoas atendidas pela entidade ocorreu nas duas salas de fisioterapia que foram tomadas pela água. Segundo informou Magda, o local havia recebido materiais novos em 2022 e a maioria deles está perdida. Com isso, “aproximadamente 90 pessoas ficarão sem receber atendimento pelas próximas duas próximas semanas”, revelou. As demais terapias seguem também com atendimento suspenso, mas o atendimento médico será prestado nesta terça-feira, 3, em sala improvisada, acrescentou Magda.

Há informações extraoficiais de que a água alcançou um metro de altura no andar térreo da APAE (veja fotos ao final da matéria), comprometendo grande parte de seu funcionamento. Além dos equipamentos utilizados na fisioterapia, as salas onde funcionam as oficinas foram atingidas. Carteiras escolares, a motocicleta e a Van da APAE, mobiliário, cadeiras de rodas, computadores, aparelhos utilizados no atendimento aos usuários, entre outros objetos, foram danificados.

Presidida pelo advogado Sirley Garcia Cardoso a APAE hoje precisa de ajuda para recuperar os danos e retomar a normalidade no atendimento. A ajuda de voluntários para colaborar com a limpeza do prédio também é muito bem-vinda, revela Magda. A entidade disponibilizou uma chave PIX ([email protected]) para receber qualquer valor em dinheiro. A APAE aproveita para agradecer o apoio recebido até agora dos próprios funcionários e voluntários, bem como da Copasa que enviou um caminhão de água para a limpeza, Igreja Cristã Reformada da Taquara Preta, pela doação de três cestas básicas, e Secretaria de Educação de Cataguases, que está organizado a doação de carteiras para a escola.

Enchente na APAE deixa

LEIA TAMBÉM
Meia Pataca transborda e alaga várias ruas da cidade

Temporal deixa 54 pessoas desabrigadas em Cataguases

Fotos gentilmente cedidas pela APAE