Furtos e construções no entorno da ferrovia atrasa obras do trem Rio-Minas

Furtos e construções no entorno da ferrovia atrasa obras do trem Rio-Minas

O andamento das obras para o início das atividades do trem turístico “Rio-Minas” está prejudicado por causa de furtos de dormentes, trilhos e construções irregulares no entorno das ferrovias. Como medida para solucionar a questão, o Ministério Público Federal (MPF) fez uma série de recomendações à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Os trabalhos começaram em junho e estão em andamento no trecho que liga as cidades de Três Rios e Sapucaia. A previsão para conclusão é dia 19 de janeiro de 2023, segundo a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amigos do Trem.

“O trecho remanescente, que é de Sapucaia a Cataguases, está totalmente descoberto porque não tem guarda patrimonial para cuidar. E uma pessoa para ficar por conta de vários e não dá. Devido ao furto de trilhos o auto de linha está impossibilitado de realizar as rondas e inspeção”, explicou a organização.

O projeto, iniciado em 2016, liga os estados de Minas Gerais (MG) e Rio de Janeiro (RJ) e passará por 6 cidades da Zona da Mata. Uma viagem que começa simultaneamente nas cidades de Cataguases e Três Rios.

Quando estiver operando, a linha Rio x Minas vai contar com 15 carros de passageiros. Em cada um desses trens, serão nove composições, com a capacidade de transportar até 837 passageiros por viagem.

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Fonte: g1 Zona da Mata | Foto: ONG Amigos do Trem