Primavera chega esta noite com previsão de chuva acima da média

Primavera chega esta noite com previsão de chuva acima da média

Começa logo mais, às 22h04min, a Primavera no Hemisfério Sul que vai se estender até às 18h48min do dia 21 de dezembro. O fenômeno La Niña influencia toda a estação, com previsão de enfraquecimento em dezembro deste ano. Em quase todo o Brasil, primavera significa a volta da chuva, o aumento da umidade e do calor.

Primavera com La Niña

As águas do oceano Pacífico Equatorial Leste estão com temperatura abaixo da média normal, caracterizando o fenômeno oceânico-atmosférico La Niña.

O clima global vem sendo influenciado pelo La Niña desde meados de 2020. A primavera de 2022 será a terceira primavera consecutiva com o padrão de precipitação e de temperatura modificado pelo fenômeno La Niña, conforme informação do Climatempo.

Resumo da previsão da primavera para a Região Sudeste

Outubro: precipitação total ao fim do mês dentro ou acima da média em quase todo o Sudeste; tendência de menos chuva do que o normal no ES, norte do RJ e nas regiões mineiras do Vale do Rio Doce e do Vale do Jequitinhonha; temperatura acima da média na Região, de forma geral.

Novembro: volume de chuva um pouco acima da média no norte, litoral norte de SP e Vale do Paraíba em SP, centro-sul de MG, incluindo Zona da Mata, e sudoeste mineiro (Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba), quase todo o estado do RJ; total de chuva acima da média no norte do RJ, no ES e centro-norte e leste de MG; tendência de menos chuva que o normal no oeste e sul de SP e de total de chuva próximo da média no centro, noroeste e centro-leste de SP, incluindo a Grande SP e Baixada Santista; temperatura dentro a abaixo da média na maioria das áreas do Sudeste; média de temperatura próxima do normal no leste, sul, centro e oeste de SP.

Dezembro: chuva acima da média em quase todo o ES, no leste, centro, norte e quase todo o oeste de MG; total de precipitação um pouco acima da média no fim do mês no sudoeste de MG (inclui Triângulo), no Sul de MG, Grande BH, Zona da Mata Mineira, sul do ES, estado do RJ, Vale do Paraíba, litoral norte e extremo norte de SP; chuva dentro da média no noroeste e centro-leste de SP (inclui Grande SP e Baixada Santista); volume de chuva um pouco abaixo do normal para o mês no centro, sul e oeste de SP; temperatura um pouco abaixo da média no leste de SP, no sul do RJ, sul de MG, centro, oeste e norte de MG; temperatura próxima do normal no restante da Região.

LEIA TAMBÉM
Defesa Civil segue monitorando rio Pomba e encostas da cidade

Calor deve marcar o fim de semana, e os temporais também

Fonte: Climatempo | Foto: Arquivo