Câmara aprova lei para Cataguases receber o 5G

Câmara aprova lei para Cataguases receber o 5G

A Câmara Municipal de Cataguases aprovou na tarde da última segunda-feira, 21 de novembro, em sessão ordinária, projeto de lei número 39/2022, de autoria do Executivo, que trata das normas para implantação e compartilhamento de infraestrutura de suporte e de telecomunicações. Na prática, o texto moderniza legislação vigente permitindo que o município receba a tecnologia 5G, já em funcionamento nas capitais. A rede 5G pura (standalone), permite velocidade de até cem vezes superior ao atual 4G.

O texto aprovado pelos vereadores teve como único objetivo adequar a legislação do município aos regulamentos federais e à Lei Geral de Antenas (nº 13.116/2015), do governo federal já em vigor. O Chefe de Gabinete do Prefeito, Humberto Valverde, explicou a necessidade dessa modernização na legislação pelo fato de que esta nova tecnologia utiliza “até dez vezes mais antenas e transmissores para cobrir uma mesma área do que o atual sistema em 4G.” Agora, com a lei atualizada toda a população sai ganhando, especialmente as pessoas que moram em locais afastados que vão passar a utilizar o sinal de internet de última geração”, completa Humberto.

De acordo com a Conexis, associação que reúne as companhias de telecomunicações do país, o avanço do 5G deve continuar no mesmo ritmo em 2023. Segundo Marcos Ferrari, presidente-executivo da entidade, “vamos entrar em 2023 com boas perspectivas, mantendo os investimentos elevados. Se houver condições, as empresas vão antecipar a construção das redes até como forma de rentabilizar mais rápido os investimentos a seus acionistas”, destacou. Com a aprovação da nova lei municipal, Cataguases dá uma espécie de aviso às operadoras de que está pronta para receber o novo serviço antecipadamente.

LEIA TAMBÉM
Cataguases atualiza legislação para receber o sinal 5G

Cataguases deve receber o sinal 5G somente em 2024

Com informações do Jornal O Globo | Foto: Canva