Cataguases deve receber o sinal 5G somente em 2024

Cataguases deve receber o sinal 5G somente em 2024

O sinal de 5G para telefonia celular está sendo implementado em etapas nas capitais do país e a previsão é de que até o fim deste mês chegue a todas elas, conforme a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A meta daquela agência é ter cobertura em todos os municípios até o final de 2029.

O calendário de liberação do 5G nas cidades mineiras seguirá o tamanho da população de cada uma, começando pelas maiores, com mais de 500 mil habitantes, e prosseguindo até aquelas com 30 mil pessoas. Quase 85,7% das cidades mineiras não chegam a 30 mil habitantes, por isso começarão a receber o sinal gradualmente a partir de junho de 2023.

Em Cataguases a previsão é de que o sinal 5G chegue em 2024. Aliás, o município já vem se preparando para receber a inovação, conforme revelou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Paixão. Iniciativas como esta também estão ocorrendo em outras 819 das 853 cidades mineiras (96% do total), de acordo com dados da Anatel. São ações em diferentes níveis de planejamento para receber a inovação, revela o órgão.

A Anatel pontua que o início da implantação do 5G não depende das iniciativas das prefeituras. As prestadoras de serviço deverão instalar os novos equipamentos do sinal nas torres onde já existem estações com 2G, 3G ou 4G. Cabe aos governos municipais definir as normas de instalação para guiar e expandir o serviço.

O planejamento da Anatel pode ser antecipado, desde que os requisitos para a implantação do 5G sejam cumpridos, como a instalação de antenas. Da mesma forma, entretanto, pode haver adiamento da liberação do sinal, por decisão do Conselho Diretor da Anatel, caso haja dificuldades técnicas, de acordo com a agência.

LEIA TAMBÉM
Polícia Civil desarticula grupo que aplicava golpes pela internet na região
Aprenda como bloquear ligações de telemarketing na Anatel

Fonte: O Tempo | Foto: Pixabay