CRLV 2022 começa a ser exigido a partir de hoje em Minas

CRLV 2022 começa a ser exigido a partir de hoje em Minas

A partir desta segunda-feira, 21 de novembro, o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) 2022 passa a ser exigido a todos os proprietários de veículos de Minas Gerais. A medida foi publicada há mais de um mês no Diário Oficial do Governo de Minas.

O CRLV é um documento que atesta que o veículo está dentro da legislação e apto para circular. A Portaria de n° 1.754/2022 indica que o veículo somente será considerado licenciado quando estiver sem débitos relativos a tributos, como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), ou encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculadas ao veículo.

O documento pode ser exigido em caso de abordagem policial, de forma digital ou impressa. Por meio do site do Detran-MG, é possível “emitir o CRLV”, verificar a situação do licenciamento do veículo e esclarecer outras dúvidas.

Caso o motorista não apresente o documento, a partir desta segunda, ele comete uma infração gravíssima. Segundo o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) a pena é perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa no valor de R$ 293,47 e remoção do veículo para pátio credenciado até a regularização.

LEIA TAMBÉM
Motoristas terão que apresentar o CRLV em novembro

Projeto de Lei que tramita na ALMG quer extinguir taxa do CRLV

Fonte: Tribuna de Minas | Foto: iCarros