Inmet divulga novo aviso de tempestade para a região de Cataguases

Inmet divulga novo aviso de tempestade para a região de Cataguases

O temporal que caiu sobre a região de Cataguases na última terça-feira, 8 de novembro, atingiu fortemente algumas cidades da região – inclusive com queda de granizo – pode se repetir nesta quarta-feira, 9, conforme previsão do Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia. Um aviso meteorológico foi divulgado por aquele órgão pouco depois das 10 horas desta quarta-feira, 9, com validade de vinte e quatro horas, informando que seu grau de severidade é de “perigo” para a região.

Conforme o aviso, há previsão é de “chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.” O documento também orienta a população em caso de rajadas de vento para não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. “Se possível – completa o aviso – desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.”

Veja abaixo o aviso do IGAM – Instituto Mineiro de Gestão das Águas – para a Zona da Mata.

Estragos do temporal

A tempestade de terça-feira, 8, trouxe muitos prejuízos para as cidades atingidas na região, especialmente aquelas onde ocorreram queda de granizo. Em Cataguases, a região do distrito da Glória foi a mais atingida e ao longo desta manhã, a equipe da Defesa Civil concentrava seus esforços no atendimento àquela demanda. Segundo informações obtidas junto ao chefe de gabinete da Prefeitura, Humberto Valverde, aquele distrito registrou queda de granizo que causou prejuízos aos moradores, “além de danificar estradas vicinais, entre outros estragos que estão sendo contabilizados”, explicou.

LEIA TAMBÉM
Chuva de granizo cai sobre algumas cidades da região

Chuva reduz movimento no Cemitério São José