Manhã foi de grandes filas nas sessões de votação de Cataguases

Manhã foi de grandes filas nas sessões de votação de Cataguases

A manhã deste domingo de eleição, 2 de outubro, o cataguasense saiu cedo de casa para votar e, por causa disso, enfrentou longas filas nos principais locais de votação do município. Apesar disso, segundo o juiz eleitoral, Reinaldo Daniel Moreira, tudo transcorreu dentro da normalidade e sem qualquer incidente, não somente em Cataguases, como também em todos os demais municípios que pertencem à 79ª Zona Eleitoral (Astolfo Dutra, Dona Euzébia, Itamarati de Minas e Santana de Cataguases).

Manhã foi de grandesSobre o funcionamento das urnas eletrônicas, o juiz eleitoral disse que até o final da manhã em toda a Zona Eleitoral sob sua jurisdição, haviam sido trocadas apenas três delas, sendo duas em Cataguases e uma em Dona Euzébia, “porque apresentaram algum tipo de defeito”, justificou Reinaldo Moreira. Todas as sessões eleitorais estão funcionando normalmente e não foi registrado qualquer incidente em nenhuma delas. A Polícia Militar também não registrou boletim de ocorrência por infração à legislação eleitoral como, por exemplo, a prática da conhecida “boca de urna”, que é assediar o eleitor com o pedido de voto para uma determinado candidato nas proximidades de seu local de votação.

A reportagem do Site percorreu nesta manhã alguns dos principais colégios eleitorais de Cataguases (clique aqui para assistir ao video) e aqui. Todos estavam com grandes filas, sendo que em alguns desses locais, o tempo de espera era de no mínimo meia hora, podendo a chegar até sessenta minutos, conforme informaram os eleitores ao Site. Na Escola Turminha da Mônica, que fica no Bairro Popular e que este ano recebeu os eleitores que votavam na Escola Clóvis Salgado, as filas estavam maiores.

Questionado sobre a troca daquela escola pela Turminha da Mônica, o juiz eleitoral, Reinaldo Moreira, informou que a decisão foi tomada “para oferecer acessibilidade, já que na Clóvis a votação ocorria no andar de cima, com acesso somente pela escada e a rampa de acesso está em construção, sem data para ficar pronta. Na nova escola – continuou o juiz – o espaço atende a esta exigência legal permitindo a todos acesso fácil à sessão eleitoral”, explicou o magistrado.

LEIA TAMBÉM
Eleições 2022: confira a ordem de votação na urna eletrônica

TSE antecipa horário de divulgação dos resultados das eleições 2022

Manhã foi de grandes Manhã foi de grandes

Manhã foi de grandes