Bactéria que transmite a febre maculosa é encontrada em Cataguases

Bactéria que transmite a febre maculosa é encontrada em Cataguases

A Prefeitura de Cataguases divulgou na manhã desta quarta-feira, 28 de setembro, em suas redes sociais, um comunicado da Secretaria Municipal de Saúde informando sobre a presença no município da bactéria que transmite a febre maculosa. Apesar disso, não há registro – até o momento – de nenhum caso da doença em Cataguases, seu em animais ou em humanos, destacou o secretário de saúde, Vinícius Franzone.

De acordo com o comunicado divulgado hoje, a bactéria foi encontrada no primeiro semestre deste ano durante um treinamento que a Gerência Regional de Saúde realizava com os agentes de endemias do município. Na oportunidade, foram coletadas amostras de larvas de carrapato nas proximidades do açude do bairro Santa Cristina que, após analisadas foi constatada a presença da referida bactéria que transmite a febre maculosa.

Diante disso, explicou Vinícius em entrevista ao Site do Marcelo Lopes, “o Núcleo de Controle de Endemias está realizando um trabalho educativo com a população do local, bem como orientando a colocação de avisos com alerta aos moradores. Novamente reitero que não há motivo para alarde, porque é nossa obrigação informar a população quando fatos como este ocorrem para que ela possa se prevenir e evitar os locais onde há maior incidência de carrapatos”, disse.

Febre Maculosa

A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Ela pode apresentar desde as formas clínicas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade. É causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato-estrela ou micuim da espécie Amblyomma cajennense. Para haver transmissão da doença, o carrapato infectado precisa ficar pelo menos quatro horas fixado na pele da pessoa. Os mais jovens e de menor tamanho são vetores mais perigosos, porque são mais difíceis de serem vistos.

Abaixo o comunicado na íntegra.

Bactéria que transmite a

LEIA TAMBÉM
Segundo LIRAa do ano revela estado de alerta em Cataguases

Confirmado: Cataguases registra o primeiro caso de varíola dos macacos

Foto: AMECI | Informações do Ministério da Saúde