Catrans apresenta a catraca eletrônica dos ônibus urbanos

Catrans apresenta a catraca eletrônica dos ônibus urbanos

Foi realizada na manhã deste sábado, 24 de setembro, na Praça Chácara Dona Catarina, região central de Cataguases, a culminância da Semana Nacional do Trânsito, que está sendo implementada pela equipe da Catrans. Na ocasião foi apresentada à população o novo serviço de catraca eletrônica dos ônibus urbanos que começa a ser implantada no município, conforme informou Fabrício Zulato, coordenador daquela autarquia.

Catrans apresenta a catracaA Semana Nacional do Trânsito contou também com a participação das empresas de ônibus, Corpo de Bombeiros, auto escola Fórmula Única, Grupo Acessibilidade Já e Lions Clube de Cataguases, além de palestras nas escolas sobre o tema. Nesta manhã eles fizeram blitz educativa junto aos veículos, com distribuição de panfletos e saquinhos de lixo para serem colocados no interior dos automóveis. A Polícia Militar também esteve presente organizando o tráfego e auxiliando nas manifestações.

Neste sábado, conforme revelou Fabrício, a movimentação também se voltou com prioridade para a adoção pelas empresas de ônibus urbano da catraca eletrônica. Um serviço já amplamente utilizado no país e que permite uma série de vantagens para usuários, Catrans e para as próprias empresas porque permite controle total do sistema, conforme explica Fabrício. “Com a catraca eletrônica vamos saber qual horário há maior demanda e, assim determinar mais veículos naquele momento, como também podemos reduzir o número de ônibus em circulação em períodos de pouca demanda”, disse.

Com a chegada da catraca eletrônica no município, a Catrans inicia, agora, um processo que deverá ser concluído somente no final de dezembro, devendo o novo sistema começar a funcionar a partir de janeiro de 2023. Neste período ela vai cadastrar os usuários que vão receber um cartão magnético recarregável contendo os créditos adquiridos pelo passageiro. Assim, quando for usar o transporte coletivo, basta encostar o cartão no dispositivo da catraca, esperar sua liberação e passar pela roleta (veja o vídeo ao final desta matéria).

LEIA TAMBÉM
Prefeitura vai implantar bilhetagem eletrônica no transporte coletivo

Estudo vai definir futuro do transporte coletivo em Cataguases

Catraca Eletrônica – Como funciona? – SD 480p

Catrans apresenta a catraca Catrans apresenta a catraca