Aprenda como bloquear ligações de telemarketing na Anatel

Aprenda como bloquear ligações de telemarketing na Anatel

Não gosta de receber aquelas ligações intermináveis de telemarketing? Pois saiba que você pode se livrar delas de um jeito fácil, seguro e rápido. Felizmente, a Anatel tem um site chamado “Não Me Perturbe” que permite bloquear chamadas de operadoras e instituições financeiras. Abaixo, você vai aprender como cadastrar seu número caso queira eliminar (ou pelo menos diminuir) essas ligações.

O que é o “Não Me Perturbe”

O “Não Me Pertube” é uma plataforma criada pela Anatel para solicitar o bloqueio do recebimento de ligações relacionadas a ofertas de serviços de telecomunicações (telefone móvel/fixo, TV por assinatura e internet) das operadoras, bem como de operações de consignado (empréstimo consignado e cartão de crédito consignado) de instituições financeiras.

Empresas participantes

Inicialmente, o site abrangia apenas algumas operadoras, mas no início de 2020, diversas instituições financeiras também aderiram a iniciativa. Abaixo você confere a lista completa:

Agibank;
Banco Alfa;
Banco do Brasil;
Banrisul;
Bari;
BMG;
Bradesco;
Bradesco Financiamentos;
BRB;
BV;
Caixa;
Cetelem;
CCB Brasil;
Digio;
Daycoval;
Facta Financeira;
Financeira Alfa;
Inter;
Itaú-Unibanco;
Itaú Consignado;
Mercantil do Brasil;
Mercantil do Brasil Financeira;
Olé Consignado;
PAN;
Paraná Banco;
Safra;
Santander;
Sicredi;
Zema Financeira.

Como funciona o “Não Me Perturbe”

É bem simples. Após realizar o cadastro, o bloqueio acontece em até 30 dias. Por isso, não estranhe se você continuar recebendo chamadas durante esse período.

Outro ponto que também deve ser mencionado é que o site não bloqueia todas as ligações. Na verdade, o bloqueio abrange apenas as chamadas de telemarketing que sejam relativas a ofertas de serviços que não foram solicitadas pelo cliente. Ligações não identificadas, que ficam mudas ou que não sejam sobre telemarketing não serão bloqueadas.

Quanto as instituições financeiras, o bloqueio entra em vigor em ofertas indesejadas de empréstimo consignado e cartão de crédito consignado. Por outro lado, essa restrição não se aplica aos seguintes casos: confirmação de dados, prevenção a fraudes, realização de cobranças e retenção de solicitações de portabilidade.

Como bloquear ligações de telemarketing

1- Acesse naomeperturbe.com.br;
2- Clique em “Quero me cadastrar”;
3- Preencha as informações solicitadas, aceite os termos e clique em “Enviar”;
4- Clique no botão “Novo bloqueio”;
5- Insira o número do telefone que deseja parar de receber ligações e escolha quais empresas entrarão no bloqueio;
6- Clique em “Enviar”;
7- Um código de verificação será enviado por SMS para o telefone cadastrado. Digite os números no site e clique em “Enviar” para finalizar.

Feito isto é só esperar trinta dias o sistema da Anatel bloquear as ligações de telemarketing.

Minas Gerais oferece serviço semelhante

Em Minas Gerais, o consumidor tem à sua disposição outro serviço que também permite bloquear ligações telefônicas ou mensagens SMS que ofereçam produtos e serviços. Trata-se do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MG) que gerencia o Sistema de Bloqueio de Telemarketing, um serviço realizado gratuitamente. Para utilizar é preciso se cadastrar clicando aqui.

Fonte: Tecnoblog e Não me Perturbe | Foto de Moose Photos no Pexels