Mercado de trabalho está em busca de pedagogos

Mercado de trabalho está em busca de pedagogos

Os Cursos de Licenciatura em Pedagogia preparam os profissionais para atuarem em diferentes frentes de trabalho como Supervisão, Professor do Ensino Fundamental (séries iniciais), Orientação, Inspeção, Gestão, Coordenação de instituições de ensino e de Projetos pedagógicos e culturais nas empresas, revistas e Ongs. Para tanto, os estudantes são capacitados em diversas áreas das Ciências Humanas e Sociais.

Curiosamente, e na contramão do cenário mundial, hoje o mercado de trabalho para este profissional oferece mais vagas do que o número de profissionais dispostos e qualificados para ocupá-las. Isto ocorre também em função da baixa procura por estes cursos, em parte pela pouca divulgação das competências que o Curso oferece e pela desinformação da sociedade, quanto a sua importância nas transformações sociais que o mundo exige. A análise é da professora e coordenadora do curso de Pedagogia da FIC-UNIS, em Cataguases, Juliana Iennaco.

“Atuando como formadora de Pedagogos há mais de 15 anos, percebo a multiplicidade de competências desse profissional e observo nossos ex-alunos sendo aprovados, nos primeiros lugares, dos diversos concursos públicos e processos seletivos em Instituições privadas, da Categoria, em nossa região. O que tem ocorrido, no momento, é que não temos profissionais (em formação ou concluintes) para atender toda a demanda. Diariamente, recebemos solicitação de indicação de profissionais para atuarem no mercado e não temos número suficiente para atendimento”, aponta a coordenadora do Curso, acrescentando que o salário “longe de ser justo, ultrapassa o de várias categorias.”

Juliana lembra que no caso do curso de Pedagogia da FIC, logo no início, o aluno pode receber uma bolsa para desenvolver projetos junto a escolas e empresas, ampliando sua formação e estabelecendo desde o início conexão entre teoria e prática. “Esse tem sido um diferencial que marca a trajetória da Instituição como formadora dos melhores profissionais da Educação, na região”, garante. Ela encerra lembrando que a sociedade depende da Educação como formadora de profissionais e potencializadora de “nossas habilidades e competências e, por isso, todos devem se comprometer com sua valorização e importância para a coletividade.”

LEIA TAMBÉM
Curso de Pedagogia da FIC desenvolve tutoriais para Escola Pública
Curso de Pedagogia da FIC e MEC concedem bolsas para os alunos e professores