Energisa quer reduzir mais de mil situações de risco na construção civil desde 2021

Energisa quer reduzir mais de mil situações de risco na construção civil desde 2021

Na hora de construir ou reformar um imóvel, na maioria das vezes, as preocupações se concentram nos orçamentos, mão de obra, materiais e tempo de serviço. Mas um assunto que merece a atenção nem sempre está nesta lista: a segurança. As obras próximas à rede elétrica requerem cuidados ainda maiores durante o manuseio de materiais para evitar acidentes e interrupções de energia.
Por conta disso, a Energisa realiza um trabalho de conscientização envolvendo os profissionais que atuam no ramo da construção civil, manutenção predial e também com as lojas de materiais de construção e pinturas para orientar sobre os riscos e perigos de se construir próximo à rede.

Dentre as iniciativas estão as ações de visitas às obras onde são realizadas as notificações de construções muito próximas à rede, que podem causar graves acidentes. Em 2021, foram registradas mais de 820 situações de risco, dessas 358 solicitações de embargo junto às prefeituras municipais de Minas. E este ano somente ano primeiro semestre, já foram detectadas cerca de 340 situações de risco, sendo 130 embargos.

De acordo com levantamento realizado pela Energisa na área de concessão em Minas Gerais, foram registrados dois acidentes com a comunidade relacionados a contatos com a rede elétrica durante trabalhos na construção civil em 2021, redução de 33,3% no número destes tipos de acidentes se comparado com o ano anterior (2020). Este ano, não houve registro de acidentes na construção civil pela Energisa.

Embora o levantamento mostre que o número de acidentes está reduzindo, a Energisa registra mensalmente ocorrências por objetos na rede, entre eles está a construção civil. Somente no primeiro semestre deste ano, foram registradas mais de 50 ocorrências na rede causadas por terceiros, comprometendo o fornecimento de energia elétrica de cerca de 17 mil clientes, número que varia de acordo com a abrangência da ocorrência. Para resolver essa situação, a Energisa realiza obras para ampliar a segurança, como por exemplo as obras de afastamento e deslocamento de rede que, somente este ano representa mais de R$ 4 milhões de investimento.

Vale ressaltar que os cuidados também devem existir durante os serviços de pintura, transporte e manuseio de materiais, principalmente vergalhões de ferro e instalações de antenas de TV. Além disso, não se deve mexer na fiação de forma a afastá-la do local da construção, sob nenhuma hipótese. Somente as equipes da concessionária estão autorizadas e preparadas para esse tipo de trabalho.

“Seguir a orientação quanto ao distanciamento de segurança em relação à rede elétrica é fundamental para garantir a prevenção de acidentes. Isso porque um acidente pode acontecer sem que haja contato direto com os fios. A proximidade pode causar uma descarga por indução elétrica, que, como consequência, pode gerar sérias lesões ou mesmo a morte”, explica Victor Rispoli, gerente de Operações da Energisa.

A responsabilidade é de todos. Para uma reforma ou construção segura, a Energisa orienta que:

✅ mantenha uma distância mínima de 2 metros da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro, vergalhões e escadas e também nas construções e manutenções de telhados;
▶️ nunca tente retirar materiais que tenham caído sobre ou estejam em contato com a rede elétrica, pois podem conduzir eletricidade provocando acidentes;
✅ ao realizar pintura de fachadas, ev​ite o uso de extensores nos cabos, pois eles poderão se aproximar ou tocar a rede elétrica;
a colocação de andaimes deve ser planejada e com distância segura da rede elétrica;
▶️ na instalação ou conserto de antenas, cuidado com a rede elétrica: escolha um lugar afastado dos fios, observando quando o tempo estiver bom, sem chuva.

Veja mais dicas no YouTube da Energisa.

LEIA TAMBÉM
ANEEL consulta se Energisa assume área de concessão em Nova Friburgo
Energisa cadastra cerca de 20 mil famílias na Tarifa Social este ano

Fonte: Energisa | Foto: Divulgação