Fundação Cristiano Varella abre inscrições para Congresso de Saúde Pública

Fundação Cristiano Varella abre inscrições para Congresso de Saúde Pública

Será realizado entre os dias 26 e 28 de julho, a 3ª edição do Congresso de Saúde Pública que este ano vai discutir os desafios para o setor e suas respectivas soluções. Neste sentido a Fundação Cristiano Varella (FCV) abre inscrições para os interessados até o dia 24 de julho. O evento é gratuito, on-line e vai garantir certificação para todos os participantes.

Entre as presenças confirmadas nesta edição está Jaqueline Goes de Jesus, biomédica e doutora em patologia humana, que vai conduzir a palestra de abertura, no dia 26, com o tema “Contribuições da vigilância genômica de vírus emergentes para a Saúde Pública”. Uma das 20 mulheres mais bem sucedidas no Brasil em 2021, pela Revista Forbes, Jaqueline Goes coordenou a equipe responsável pelo sequenciamento do genoma do vírus SARS-CoV-2, realizado em tempo recorde – apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no país. Além disso, foi homenageada pela empresa Mattel, que produziu uma linha de bonecas Barbie dedicada a mulheres que estiveram na linha da frente do combate à pandemia.

Ainda no primeiro dia do evento, o diretor de Oncologia do Hospital da Mulher (Caism – Unicamp), Júlio César Teixeira, vai tratar sobre “Câncer de colo de útero e HPV: superando desafios para diagnóstico precoce”. Ele é, também, professor associado do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e membro da Comissão Nacional Especializada em Vacinas da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

No dia 27, o Congresso terá a participação dos professores da FAMINAS Muriaé, Richard Duvanel Rodrigues, médico e mestre em Medicina e Biomedicina, e Natália Portela Pereira, doutora em Saúde e especialista em Atividade Física em Saúde e Reabilitação Cardíaca.

No último dia, 28, os congressistas poderão assistir às palestras da fonoaudióloga e epidemiologista Ana Claudia Fiorini, doutora em Saúde Pública, e de Carla Simone de Freitas, médica oncologista da FCV e mestre em Medicina e Biomedicina.

De acordo com o neurocientista Sérgio Gomes da Silva, coordenador do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da FCV, a iniciativa da Fundação Cristiano Varella abre as portas para estudantes e profissionais de todos os campos da saúde, além de interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.

“Por ser um congresso on-line, todos terão a facilidade de acompanhar, em tempo real, as discussões, que terão como enfoque a promoção da saúde dos brasileiros, em uma programação com profissionais de renome. Além de poder tirar dúvidas, criando um ambiente muito rico de debates, garantindo mais e mais soluções, seja para os ambientes hospitalares, de atenção primária, entre outros”, explicou Sérgio.

Clique aqui para se inscrever.

Confira a programação completa:


26 de julho

19h | Abertura oficial – Dr. Alexandre Couto Bittencourt e Dr. Sérgio Gomes da Silva
19h10 | Palestra de abertura “Contribuições da vigilância genômica de vírus emergentes para a Saúde Pública” – Dra. Jaqueline Goes de Jesus
20h | Palestra “Câncer de colo de útero e HPV: superando desafios para diagnóstico precoce” – Dr. Júlio César Teixeira

27 de julho

19h | Palestra “Atenção básica no SUS e a coordenação do cuidado em saúde” – Dr. Richard Duvanel Rodrigues
20h | Palestra “Efeitos do sedentarismo na saúde pública” – Dra. Natália Portela Pereira

28 de julho

19h | Palestra “Poluição sonora: o que você precisa saber sobre este problema de Saúde Pública” – Dra. Ana Claudia Fiorini
20h | Palestra “Câncer de mama: presente e futuro do diagnóstico e tratamento” – Dra. Carla Simone Moreira de Freitas

LEIA TAMBÉM
Hospital do Câncer de Muriaé realiza primeira radiocirurgia estereotaxica guiada por imagem pelo SUS
Hospital do Câncer de Muriaé inaugura ‘Cerimônia do Sino’ para pacientes em tratamento

Fonte e foto: FCV