Casos de dengue diminuem e município mantém o trabalho preventivo

Casos de dengue diminuem e município mantém o trabalho preventivo

A prefeitura de Cataguases divulgou na tarde desta quinta-feira, 12 de agosto, mais um Boletim Epidemiológico da Dengue referente a 30ª semana epidemiológica (que vai do dia 25 a 31 de julho). O documento mostra a atual situação daquela doença no município, bem como a da Zika e Chikungunya, todas transmitidas pelo mesmo mosquito Aedes Aegypti.

Atualmente a situação da dengue em Cataguases é de baixa incidência e, na semana a que se refere o Boletim agora divulgado, foram notificados cinco casos, mas apenas dois confirmados. O total de notificações (2.263) e casos confirmados (1.613) de dengue divulgado abrange todo o ano de 2021 que, nos primeiros meses teve elevada incidência da doença e exigiu a presença de uma força tarefa para combater o mosquito.

Para manter os casos de dengue, Zika e Chikungunya próximos de zero e eliminar o mosquito transmissor destas doenças, vem sendo mantido o trabalho preventivo, conforme lembra Amanda Silva de Souza Penha, Coordenadora de Vigilância em Saúde do município. “Continuamos com os mutirões de limpeza, ações de controle mecânico, telagem de caixas d’água, ovitrampas, que é uma metodologia de pesquisa que nos permite apurar de forma contínua a densidade populacional do mosquito, apuração de denúncias, além do continuo trabalho de educação em saúde”, revela.

Ela completa dizendo que o combate ao Aedes Aegypti é contínuo “e deve ser priorizado pela população ao longo de todo o ano”, salienta. Neste sentido, orienta as pessoas ficarem atentas à existência de possíveis focos do mosquito, geralmente em recipientes com água parada dentro de casa. O descarte destes objetos, bem como de lixo e entulho, ou mesmo a forma correta de armazená-los é fundamental na luta contra estas doença, finaliza Amanda.

Veja os números no quadro abaixo.

Foto: Imagem de Mohamed Nuzrath by Pixabay