A Escola de Música Lila Carneiro Gonçalves acaba de completar 73 anos de atividades. Fundada em 14 de julho de 1949, no último domingo, 3, comemorou seu aniversário com o show “Elas cantam MPB”, que aconteceu no Centro Cultural Humberto Mauro, cujas músicas foram interpretadas pelas alunas da escola. A plateia, que lotou o espaço, curtiu sucessos de Lulu Santos, Tim Maia, Roberto Carlos, entre outros nomes consagrados da música brasileira.
O então Conservatório Lorenzo Fernandez abriu suas portas em Cataguases para oferecer aulas de piano e canto à população, através do talento da saudosa professora Lila Carneiro Gonçalves. Por meio dela a cidade assistiu a grandes concertos e balés que eram apresentados no palco do Cine Teatro Edgard. Um acontecimento de gala e que movimentava a sociedade.
Com o falecimento de Dona Lila, sua filha Vera Lúcia Gonçalves de Sousa e a amiga e também professora, Célia Lemos de Siqueira deram continuidade ao trabalho com o mesmo talento e maestria, além de total dedicação ao legado por ela deixado. As duas também promoveram uma atualização pedagógica com a ampliação dos cursos ofertados e, além disso, mudaram o nome do Conservatório para Escola de Música Lila Carneiro Gonçalves, em homenagem àquela que dedicou sua vida à arte de ensinar música.
Diversificada, hoje a escola oferece aulas de piano, teclado, flauta doce e transversa cavaquinho, ukulelê, contrabaixo, violão, guitarra, canto, percepção musical, bateria, desenho e teatro. Atualmente suas salas de aula são frequentadas por 164 alunos e oito professores, além de dois funcionários sob a coordenação da também professora Alethea Sarmento. A Escola funciona na Avenida Melo Viana, 262, Centro, em Cataguases, e os interessados em se matricular podem ligar para (32) 342-2506 ou entrar em contato pelo Instagram (@lilacarneirogoncalves).
LEIA TAMBÉM
Homenagens marcam a comemoração pelos 35 anos da Fundação Ormeo Botelho
Fonte e fotos: Escola de Música Lisa Carneiro Gonçalves