Homenagens marcam a comemoração pelos 35 anos da Fundação Ormeo Botelho

Homenagens marcam a comemoração pelos 35 anos da Fundação Ormeo Botelho

A Fundação Ormeo Junqueira Botelho – mantida pela Energisa – encerrou neste sábado, 30 de abril, as comemorações pelos seus 35 anos de atividades. Uma solenidade de entrega do Prêmio Mundos Após Mauro de Produção Audiovisual, marcou o evento que aconteceu no Centro Cultural Humberto Mauro, a partir das 17 horas e se estendeu com um show musical realizado pela Banda dos Professores da Escola de Música Lila Carneiro Gonçalves.

Homenagens marcam a comemoraçãoCriada em 1987, a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho é uma entidade cultural que atua na análise técnica e cultural dos projetos patrocinados pela Energisa e é responsável pela gestão dos espaços culturais mantidos pela empresa como o Centro Cultural Humberto Mauro, o Museu Energisa, o Anfiteatro Ivan Müller Botelho, o Memorial Humberto Mauro, localizados em Cataguases, além da Casa de Leitura Lya Maria Muller Botelho, em Leopoldina e a Usina Cultural Energisa, em Nova Friburgo (RJ).

Após a implantação do Polo Audiovisual da Zona da Mata, passou a se dedicar à promoção do cinema e suas variantes. A trajetória da Fundação está fortemente ligada à atuação de Mônica Botelho, que a presidiu até 2019 quando foi obrigada a se afastar em função de um problema de saúde. Neste sábado, durante as comemorações, entre todas as homenagens prestadas, Mônica foi a mais lembrada e reverenciada por ter levado a instituição a um nível de excelência a tornando reconhecida e respeitada no meio cultural.

Homenagens marcam a comemoração
Eduardo Mantovani, presidente da Fundação, e Caluã Eloi, coordenador do Centro Cultural Humberto Mauro

Entre os presentes ao evento, estavam o atual presidente da Fundação Ormeo Botelho, Eduardo Alves Mantovani, também presidente da Energisa Minas Gerais; o vice-prefeito de Cataguases e Secretário Municipal de Cultura, Marcos Andrade, que trabalhou por três décadas na Fundação; César Piva, presidente do Polo Audiovisual da Zona da Mata; o escritor e poeta Ronaldo Werneck e o promotor de eventos e ex-secretário de Cultura de Cataguases, Fausto Menta, ambos ex-colaboradores da Fundação, além de Gilca Napier, presidente da Fundarte, de Muriaé e Alexandre Moreira, secretário municipal de Cultura de Leopoldina e ex-coordenador da Casa de Leitura Lya Botelho, entre outros convidados.

Homenagens marcam a comemoração
Biscuit e Caluã entregam a bicicleta a Neném.

O evento também premiou os participantes do concurso Mundos Após Mauro em que crianças e adolescentes da AFAN – Associação Fraterna de Apoio aos Necessitados – e da Fundação foram incentivados pela professora Renata Barbosa, a produzirem pequenos vídeos inspirados na obra de Humberto Mauro. Outro destaque foi a atuação alegre e descontraída da palhaça Biscuit, interpretada pela atriz Roberta Rodrigues, que conduziu toda a apresentação. Também foram homenageados Caluã Eloi Oliveira da Silva, coordenador do Centro Cultural Humberto Mauro e Sebastião Barros, o Neném, funcionário daquele espaço que ganhou uma bicicleta (foto acima).

Veja mais fotos na galeria abaixo.