Corpo de Bombeiros nega vínculo com curso em Cataguases

Corpo de Bombeiros nega vínculo com curso em Cataguases

Curso de Bombeiro Aprendiz Mirim vem sendo anunciado em Cataguases o que gerou muitas dúvidas e ligações para o Posto Avançado do Corpo de Bombeiros de Cataguases que divulgou a Nota de Esclarecimento abaixo.

O Posto Avançado de Bombeiros Militar de Cataguases vem esclarecer que não possui nenhum vínculo com o curso de Bombeiro Aprendiz Mirim divulgado na cidade, haja vista muitos interessados estarem ligando para o Posto Avançado com a finalidade de obterem informações sobre o curso e imagens de uma visita ao Posto Avançado de Cataguases estarem sendo divulgadas na rede social Facebook sem a devida autorização da instituição.

A Lei Estadual 22.839, de 05 de janeiro de 2018, prevê que os cursos de formação de voluntários e profissionais que exerçam atividades na área de competência do Corpo de Bombeiros são passíveis de regulamentação pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e as pessoas físicas e jurídicas que promovem tais cursos devem se credenciar junto ao CBMMG.

Sendo assim, pessoas que se identificam como Bombeiros Civis (Brigadista Profissional em sentido amplo à luz da legislação supracitada) devem se credenciar junto ao CBMMG para o exercício regular de suas atividades.

No caso do curso em comento não é necessário o credenciamento junto à Corporação, uma vez que o objetivo dele é a formação de crianças e adolescentes, apesar de que em sua malha curricular existam disciplinas que tangenciam as atividades da área de competência do CBMMG.

No entanto, a edificação onde o curso se desenvolve deverá ser regularizada frente ao Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico do CBMMG possuindo o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) que atesta que a edificação possui todas as condições de segurança contra incêndio e pânico previstas em legislação, cabendo aos responsáveis pelos menores matriculados em tais cursos verificar a existência do AVCB junto aos promotores de tal curso.

Sendo assim, qualquer publicidade que vincule o curso Bombeiro Aprendiz Mirim à imagem do CBMMG é irregular e deverá ser informada ao Posto Avançado de Bombeiros Militar de Cataguases através do telefone (32) 3429-2638

Por fim, o Posto Avançado estará de portas abertas às crianças, adolescentes e adultos que queiram conhecer mais sobre a atividade Bombeiro Militar e, dentro de nossa capacidade e disponibilidade, estaremos recebendo todos que queiram realizar uma visita.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cataguases inaugura seu Posto Avançado do Corpo de Bombeiros