Leopoldina realiza oficina para melhorar indicadores da vacinação infantil

Leopoldina realiza oficina para melhorar indicadores da vacinação infantil

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), vai realizar nos dias 30 e 31 de maio, em Leopoldina, a Oficina de Trabalho referente ao projeto “Estratégias para o aumento da cobertura vacinal em crianças menores de dois anos no estado de Minas Gerais: uma pesquisa-ação”.

A iniciativa tem como objetivo apresentar para os municípios estratégias para a melhoria dos indicadores de imunização infantil. O público-alvo são os gestores municipais de saúde e coordenadores de vigilância em saúde, atenção primária e imunização dos municípios.

Estarão presentes a assessora da Superintendência de Vigilância Epidemiológica, Vanessa Coelho; a coordenadora do Grupo de Análise e Monitoramento da Vacinação (Gamov), Janaina Fonseca. A professora do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sheila Aparecida Ferreira Lachtim, além das referências técnicas do Nível Central da SES-MG e da Gerência Regional de Saúde de Leopoldina.

O estudo é realizado em conjunto entre a Superintendência de Vigilância Epidemiológica (SVE) e o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Vacinação (NUPESV)/UFMG. “Trata-se de uma grande ação ensino-serviço, com envolvimento inicial de oito Unidades Regionais de Saúde (Governador Valadares, Alfenas, Barbacena, São João Del Rei, Passos, Ituiutaba, Coronel Fabriciano e Leopoldina) que apresentaram tendência decrescente nas coberturas vacinais dos imunobiológicos avaliados para crianças menores de 1 ano”, explica Janaína Fonseca, coordenadora do GAMOV – Grupo de Análise e Monitoramento da Vacinação.

A oficina vai acontecer das 13h às 17h na segunda-feira, e terça-feira, das 8h30min às 16h30min na Câmara Municipal de Leopoldina, que fica no Bairro de Fátima, Avenida Getúlio Vargas, 565.

NOTICIAS RELACIONADAS

Agentes de Combate a Endemias são capacitados para vigilância da febre maculosa

Cataguases vai receber quase R$ 93 mil para enfrentamento ao Aedes Aegypti

Campanhas de vacinação contra a gripe e sarampo entram na última semana

Fonte: Agência Minas | Foto: Fábio Marchetto