Irmã Dahlia: mais de 50 anos dedicados à educação em Cataguases

Irmã Dahlia: mais de 50 anos dedicados à educação em Cataguases

Um ícone da educação cataguasense, Irmã Dahlia Peixoto de Rezende Filha, 91 anos, encerrou seu mandato como diretora administrativa do Colégio Carmo. Em reconhecimento ao seu legado de mais de cinco décadas dedicadas à formação de crianças e jovens na cidade, os professores, equipes de apoio, Irmãs Carmelitas e gestoras da escola, com familiares e convidados, reuniram-se, na última sexta-feira, para uma homenagem solene. Na foto acima vemos três Irmãs Carmelitas: da esquerda para a direita, Irmã Maria Auxiliadora Fernandes (que foi diretora pedagógica do Colégio Carmo de 1974 a 1978 e de 1982 a 2006), Irmã Dahlia e a nova diretora administrativa da escola a partir de 2022, Irmã Maria Helena Lomeu.

A foto de 1965 registra Ir. Dahlia usando o hábito branco. (Acervo do Memorial Carmelita)

A partir de agora, assume a direção administrativa do Carmo a Irmã Maria Helena Lomeu, com a missão de conduzir o colégio que em 2022 completou 110 anos em Cataguases. Foi a primeira escola fundada, em 1912, pela Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência. Na cidade, a instituição mantém também o Educandário Dom Silvério, uma obra social. Integram a rede os colégios de Viçosa, Juiz de Fora e Teresópolis. A evangelização e assistência aos mais necessitados acontece através de diversas outras obras sociais, em cidades de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás, Pernambuco, Amazonas, Pará e, no exterior, no Equador e no Haiti.

Irmã Dahlia foi aluna e professora do Carmo. Seu primeiro mandato como diretora iniciou em 1966. Naquela época, havia cerca de 120 meninas matriculadas, muitas em regime de internato. Sob sua gestão, passaram a ser admitidos também os meninos. De lá para cá, o crescimento da instituição foi notável, contando com uma infraestrutura sem igual na região, atendendo a aproximadamente 800 estudantes na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Homenagem feita à Irmã Dahlia que marcou oficialmente sua despedida da direção do Colégio Carmo.

“Tenho um amor muito grande pela formação escolar. Sempre acreditei que toda escola tem que ser boa e, por onde passei, levei comigo essa responsabilidade. A escola faz um bem enorme às crianças e adolescentes. Não é o prédio, são os valores, as pessoas que estão aqui”, ressaltou Irmã Dahlia. “A missão mais nobre que conheço é a do professor. Com eles, o Colégio sempre pôde oferecer o que há de melhor em valores humanos. Sinto-me, hoje, gratificada!”

Desde 2014, está na direção pedagógica da escola a professora Cecília Poyares, que nas homenagens destacou o perfil de Irmã Dahlia como gestora: “Sempre admirei seu modo de agir, sua capacidade de equilibrar autoridade com flexibilidade, firmeza com suavidade no trato com as pessoas, ingredientes indispensáveis a uma verdadeira líder. Com sua personalidade marcante, sempre defendeu suas próprias ideias, sem deixar de ouvir e ponderar diante de opiniões contrárias. E diante de situações desafiadoras, uma palavra sua, com a devida segurança, nos aproximava sempre da solução.”

Irmã Dahlia foi também diretora, por 19 anos, da Escola Estadual Marieta Soares Teixeira, o Polivalente. No distrito de Sereno, fundou a Escola Guimarães Rosa; hoje, municipalizada. Dirigiu, por seis anos, o Educandário Dom Silvério. Retornou à direção administrativa do Carmo em 1998, permanecendo até este ano. Seu trabalho teve notório reconhecimento público, tendo recebido, em 2014, o título de Cidadã Benemérita do Município, pelo Decreto nº 07/2014.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Colégio Carmo promove gincana com metodologias ativas de aprendizagem

Colégio Carmo exibe esta noite seu tradicional especial de Natal

Colégio Carmo recebe o selo Calçada Cidadã

ESPECIAL:
Baixe aqui o Livreto com a biografia da Irmã Dahlia e alguns depoimentos.

Os alunos das series iniciais também se despediram de Irmã Dahlia com homenagens.