Defesa Civil Nacional alerta para a chegada de onda de frio intenso

Defesa Civil Nacional alerta para a chegada de onda de frio intenso

A Defesa Civil Nacional alerta para uma onda de frio intenso em várias regiões do País que começa a se fazer sentir neste domingo, 15 de maio. Segundo dados do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), uma massa de ar frio de origem polar deve avançar pelo Sul e, ao longo desta semana, influenciar as temperaturas no Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil.

Na região Sul, devem ser registradas temperaturas negativas e geadas generalizadas, com possibilidade de neve entre amanhã e terça-feira (17) nas serras gaúcha e catarinense.

Já no Sudeste a previsão é de frio intenso, a partir de segunda-feira (16), inclusive na tradicionalmente quente Zona da Mata,. O mesmo deve ocorrer em São Paulo e no sul e sudoeste de Minas Gerais, com possibilidade de geada no estado até o dia 23 de maio. Segue este padrão a região Centro-Oeste, que também tem previsão de geada para o sul do Mato Grosso do Sul até a mesma data.

Por fim, no Norte do País, as baixas temperaturas devem atingir os estados do Acre e de Rondônia.

Recomendações

Diante das previsões, a Defesa Civil Nacional recomenda que as defesas civis estaduais e municipais adotem ações de preparação cabíveis e reforcem a divulgação de informações para alertar a população, visando a adoção de medidas de autoproteção.

O Cenad já entrou em contato com as defesas civis estaduais e seguirá, durante todo o período crítico, trabalhando em escala de plantão para acompanhar as ações de enfrentamento ao frio intenso e comunicar o registro de qualquer ocorrência significativa.

Cuidados especiais

O período exige uma atenção especial com a população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. É essencial manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande importância na prevenção de gripe, resfriados, pneumonia e demais doenças respiratórias, mantendo ainda mais cuidado com crianças e idosos – mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio. Nas noites com temperaturas mais baixas, recomenda-se, também, abrigar animais domésticos.

“Precisamos que todos se mobilizem, as defesas civis municipais, em parceria com os demais órgãos do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec), para que possamos mitigar os riscos e atender as populações mais vulneráveis”, observou o secretário nacional de Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Previsão de baixas temperaturas no final de semana na Zona da Mata

Chuva e temperatura mais amena vão marcar a semana na região

Frente fria provoca chuvas, mas tempo segue quente na Zona da Mata

Fonte: Ministério da Integração Regional | Foto: Arquivo