Chuva e temperatura mais amena vão marcar a semana na região

Chuva e temperatura mais amena vão marcar a semana na região

O calorão atípico para esta época do ano que atingiu Cataguases e todo o país na última semana, foi embora, graças a uma frente fria que chegou na sexta-feira, 09 de outubro, e permanece sobre a Zona da Mata até hoje. Segundo o climatologista Ruibran dos Reis, do Climatempo, a previsão é de tempo nublado e chuvoso durante a semana para as cidades da Zona da Mata. Assim, as temperaturas ficarão amenas, prevê.

Com a mudança no tempo, as pancadas de chuva devem cair durante a tarde e se intensificam ainda mais a partir de quinta-feira (15), com a chegada de um novo sistema frontal, informa Ruibran. A umidade relativa do ar apresenta uma boa elevação, ficando entre 40% e 75% a partir da próxima semana. O índice ainda não é o ideal apontado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de 60% a 80%, mas a região já está fora do estado de emergência, tranquilizou. As temperaturas máximas podem chegar até 32º centígrados.

Período chuvoso
A segunda metade de outubro marca o começo do período chuvoso em Minas Gerais, fazendo com que o forte calor não atinja a população da Zona da Mata. “Não há mais possibilidades de novas ondas de calor com tanta intensidade, como a que ocorreu na semana passada”, informou o climatologista. Segundo Ruibran dos Reis, as chuvas serão mais comuns e frequentes até o fim do ano.

Fonte: G1 Zona da Mata e Climatempo | Foto: Arquivo