Minas amplia vacinação da quarta dose para idosos acima de 60 anos

Minas amplia vacinação da quarta dose para idosos acima de 60 anos

A quarta dose da vacina contra covid-19 será disponibilizada para pessoas com idade entre 60 e 69 anos em Minas Gerais, já a partir da próxima semana. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira, 29 de abril, pelo secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o médico Fábio Baccheretti. A decisão estava prevista para ser publicada neste sábado, 30, e, a partir daí, cada prefeitura já pode administrar as vacinas.

A nova administração do imunizante poderá ser aplicada em quem já tomou a primeira dose de reforço há pelo menos quatro meses. Conforme levantamento da SES-MG, cerca de 1 milhão de mineiros estão nesse estágio de vacinação.

“Entramos no inverno com a possibilidade de estarmos com o grupo mais vulnerável, os idosos, com essa proteção a mais, já que os imunocomprometidos já tomaram a quarta dose”, afirmou Fábio Baccheretti.

Na coletiva, o secretário também fez um apelo para que os pais levem as crianças para receberem a segunda dose da vacina contra covid-19, completando o esquema vacinal primário. Atualmente, quase 70% das crianças de 5 a 11 anos já tomaram a primeira dose em Minas Gerais, e 32% completaram o esquema vacinal. Há cerca de 500 mil crianças elegíveis para receberem a segunda dose no estado.

“É importante essa segunda dose para garantir a proteção para as crianças. Nenhuma teve efeito grave relacionado à vacina, mas infelizmente perdemos crianças para a doença”, assegurou Baccheretti.

Fonte: Agência Minas | Foto: Fábio Marchetto