Grupo Girarte espalha lama e reflexões durante encenação

Grupo Girarte espalha lama e reflexões durante encenação

O Grupo de Pesquisa Girarte, em parceria com artistas locais, realizou na manhã do último sábado, 24 de abril, uma performance no Calçadão de Cataguases que surpreendeu as pessoas que passavam. Trata-se da intervenção artística “ESTAMOS NA LAMA!?”, formada por uma intervenção musical, exploração corporal e estética diferenciada, além de questionamentos em relação a problemas sociais espalhados pelo chão, impressos em papeis recicláveis.

📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram

📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes

 

Grupo Girarte espalha lamaO movimento artístico chamou a atenção e levou dezenas de pessoas a assistirem a encenação com atores, músicos e bailarinos com os corpos cobertos de lama. Conforme explica o artista e organizador Marcus Diego, a ideia geral dessa encenação concentrou-se “em instigar cada individuo a pensar nos problemas sociais em uma ótica própria, com espaço para tirar conclusões pessoais e refletir em como modificar realidades que considera negativas, para o desenvolvimento humano e da sociedade.”

Ele continua: “Quanto aos corpos sujos de lama se inserem no contexto geral, pelo sentido ambíguo, podem representar uma perspectiva negativa, de estarmos ‘atolados e ‘presos’, quanto em uma perspectiva positiva, onde o barro pode ter um sentido divino de reconstrução, recomeço e reestruturação. Além de nos levar a reflexões sobre tragédias ambientais como a de Petrópolis ou as enchentes vivenciadas aqui em Cataguases”, lembra.

 

Diego finaliza dizendo que o importante de tudo isso é “entender que a performance propõe reflexões e não impõe ideias; a chave aqui é estimular através de perguntas ‘soltas’, diferentes pensamentos e questionamentos, em consonância com a realidade de cada indivíduo, buscando sempre uma transformação positiva, tendo a dança em uma exploração estética diferenciada, como veículo para abertura deste diálogo pessoal.”

Grupo Girarte espalha lama

Participaram da performance os artistas Soldado Rima Rica e Marcos Alves (Intervenção musical). Alan Resende, Fabiano Banna, Gustavo Florindo, Natália Barros, Marcus Diego, Mariana Martins e Tatiane Dias (Intervenção corporal). Fernanda Pinheiro e Priscila Sandes (Produção Geral). Esta iniciativa, informou Marcus Diego, faz parte de uma série de ações que estão sendo realizadas para ressaltar o mês da Dança.

No próximo dia 29 de abril será comemorado o Dia Mundial da Dança e, na ocasião serão realizadas aulas gratuitas de Dança na Praça Chácara Dona Catarina, quando estarão presentes diversos artistas locais. A iniciativa é uma parceria do Grupo Girarte e seus apoiadores como Miba, SECULT-Cataguases, Centro Cultural Sicoob Coopemata, Fundação Bauminas, Energisa, Fundação Ormeo Junqueira Botelho, Papelaria Kafka e Bazar René, informa Marcus Diego.

Clique no link abaixo para assistir à performance do grupo no último sábado:

https://www.instagram.com/p/Cct-XVPtpHM/?utm_source=ig_web_copy_link

Fotos: Victor Felix