Representantes da Zona da Mata discutem o desenvolvimento regional

Representantes da Zona da Mata discutem o desenvolvimento regional

A Associação Mineira de Municípios – AMM – e o Sebrae-MG, em parceria com a prefeitura de Cataguases realizaram na manhã desta terça-feira, 12 de abril, o Encontro Regional “AMM nos Municípios: Encontro nas macrorregiões – AMM e Sebrae juntos pelo desenvolvimento das cidades”. A iniciativa foi intermediada pela União das Associações de Moradores de Cataguases – UAMC – e reuniu 71 prefeitos da Zona da Mata, que foram recebidos pelo prefeito anfitrião José Henriques, entre outras lideranças no Centro Cultural Humberto Mauro, para buscar alavancar o desenvolvimento da região.

O projeto Desenvolve Minas faz parte do convênio celebrado em 2019 entre a AMM e o Sebrae, durante o Delta Forum – encontro de desenvolvimento econômico para lideranças e territórios. O seu principal objetivo é criar estratégias para o desenvolvimento local com a mobilização do poder público, iniciativa privada e o terceiro setor criando condições favoráveis de sobrevivência dos pequenos negócios que são fonte de trabalho e renda para milhões de pessoas em todos os municípios mineiros, destaca o texto da AMM que foi lido na abertura do evento.

Em entrevista exclusiva ao Site do Marcelo Lopes, o prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinícius da Silva Bizarro, eleito recentemente presidente da AMM, sucedendo a Julvan Lacerda. Conforme explicou seu maior desafio é “unir todos os prefeitos em uma causa só que é a bandeira municipalista, porque, se a gente não tomar cuidado, os outros entes federados provocam algum tipo de dano que acaba impactando no dia a dia do cidadão em nossos municípios”, explicou. Marcos Vinícius disse ainda que vai assumir a entidade em um momento em que ela cresceu “muito e estamos com quase 800 municípios filiados. Neste sentido estamos muito esperançosos de fazer uma gestão de conciliação e de qualificação”, frisou.

O diretor técnico do Sebrae Minas, João Cruz Reis Filho, também falou com exclusividade ao Site sobre a entidade. Conforme revelou, a parceria entre Sebrae e AMM foi firmada há cerca de “três anos a partir de uma percepção nossa de que para os pequenos negócios se desenvolverem é necessário que o ambiente de negócios seja favorável. E esses pequenos negócios estão inseridos no município; então as prefeituras têm o poder de facilitar a vida dos pequenos negócios. Assim, a gente reuniu um conjunto de boas práticas chamado ‘Cidade Empreendedora’, e junto com a AMM temos levado esse conhecimento para o gestor municipal poder facilitar a vida dos pequenos negócios”, explicou. Ele completou destacando o trabalho que o escritório local do Sebrae-MG realiza em Cataguases. Para ele “aqui em Cataguases temos feito um excelente trabalho no sentido de desenvolver as pequenas e microempresas”, enfatizou João Cruz.

Os convidados foram recebidos com um sortido café da manhã, com gostinho de roça, preparado cuidadosamente por uma equipe do grupo de Mulheres Rurais de Cataguases denominado “Quitandas Sobre Rodas” (foto abaixo), onde puderam saborear desde o pão de queijo até o delicioso bolinho de chuva e a broa de fubá. Após a abertura solene foram proferidas três palestras, sendo: “O papel do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Cataguases – Codec”, pelo seu presidente, Jesusimar de Oliveira Dornelas; “Sustentabilidade e Empreendedorismo”, por Geraldo Reis, administrador de empresas e especialista em Jean Manufacturing, e “A Comunidade na Promoção do Desenvolvimento Sustentável”, pelo ex-prefeito de Crissiumal(RS), Walter Heck.