Praça Santa Rita amanhece repleta de bolas azuis

Praça Santa Rita amanhece repleta de bolas azuis

O NAI – Núcleo de Apoio à Inclusão – da Secretaria Municipal de Educação de Cataguases colocou na manhã deste sábado, 2 de abril, na praça Santa Rita, diversos balões azuis (cor que simboliza o movimento) com frases informativas alusivas ao Autismo. O Paço Municipal também ostenta em sua fachada uma enorme faixa alusiva à data. 

A iniciativa ocorre porque hoje é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. As atividades alusivas ao tema começaram sexta-feira, 1º de abril, no Centro de Pastoral Monsenhor Solindo, quando foram ministradas palestras a respeito do tema por Edina Rosária da Silva Oliveira e Hélio França.

A Laços – Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Autismo de Cataguases – também está comemorando a data com uma programação que conta com sessão de Cineclube com a exibição de um filme com a Turma da Mônica, às 8h no Centro Cultural Humberto Mauro. Depois, às 10 horas, o grupo e demais participantes fizeram um passeio no Trio da Alegria percorrendo as principais ruas da cidade como forma de chamar a atenção para a importância do tema.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) – nome oficial do Autismo – é um transtorno do neurodesenvolvimento que começa na gestação e que vai dar seus sinais iniciais na primeira infância, marcado por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e linguagem, assim como interesses restritos e movimento repetitivos.

Para o NAI, comemorar a data é chamar a atenção para essa condição que acomete tantas pessoas no mundo todo e desmistificar alguns preconceitos ainda existentes, explica a sua coordenadora Cíntia Marinho de Oliveira, acrescentando que “preconceito a gente combate com informação e conhecimento, por isso a importância de todos se informarem a respeito e se atualizarem sobre o TEA”, afirmou.

Além de Cíntia, a equipe do NAI é formada por Rita de Cassia Ribeiro Siqueira (secretária),  Paula Groppo Guesse Voigt Moreira (psicóloga), Vivian Lamóia Rocha (terapeuta ocupacional),  e Cássia Pacheco Gouvea Antinareli Marques (assistente social) e Maria de Fátima Fernandes Rodrigues (psicopedagoga).

Fotos: NAI