Dirigentes da CUFA em Minas Gerais visitam Centro Cultural Sicoob Coopemata

Dirigentes da CUFA em Minas Gerais visitam Centro Cultural Sicoob Coopemata

Um grupo representando a CUFA – Central Única das Favelas – de Belo Horizonte, esteve nesta segunda-feira, 28 de março, em Cataguases visitando o Centro Cultural Sicoob Coopemata (CCSC). O objetivo da visita foi conhecer de perto os vários projetos educativos e sociais da cooperativa cataguasense visando formalizar parcerias para serem implementadas por aquela entidade em suas ações sociais, bem como a instituição de Cataguases poder realizar projetos desenvolvidos pela CUFA, conforme explicou o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Coopemata, César Augusto Mattos.

A CUFA foi fundada há vinte anos em Belo Horizonte e se tornou um case de sucesso devido aos muitos projetos que desenvolve junto às comunidades da periferia da capital mineira. Com uma presidência compartilhada – filosofia de gestão adotada pela própria Central – os dois presidentes estiveram em Cataguases. Marcélia Delduque e Francis Santos foram recebidos por César Mattos na sede do Centro Cultural Sicoob Coopemata ao lado do gestor daquela instituição, Geraldo Majella Mazini, que coordenou uma visita guiada no local que é tombado pelo IPHAN como patrimônio histórico do Modernismo.

César contou ter conhecido a CUFA há cerca de quatro anos, em Belo Horizonte, e se interessou pelos projetos, bem como na possibilidade de formalizar uma parceria com o CCSC. “A pandemia chegou e somente agora pudemos retomar este projeto que acredito muito nos frutos que vai gerar”, contou. Marcélia disse que uma das propostas da CUFA é “construir pontes, porque o nosso propósito é de abraçar os ideais do cooperativismo, de promover atendimento e acolhimento, sobretudo da valorização da pessoa”, ressaltou, acrescentando que está feliz com a visita e “torcendo para que de fato possamos levar isso para Belo Horizonte e outras cidades”, completou.

Clique no link abaixo para assistir a uma breve entrevista com César Mattos, Francis Santos e Marcélia Delduque. Logo em seguida, fotos da visita ao CCSC.

https://youtu.be/nRNStI0WJ6U