Setor de UTI-Covid do Hospital de Cataguases será desativado

Setor de UTI-Covid do Hospital de Cataguases será desativado

A partir do próximo dia 1º de abril o Hospital de Cataguases não contará mais com a UTI Covid. A medida atende a Portaria do Ministério da Saúde (GM/MS 4.226), de 31 de janeiro de 2022, que consiste na desativação de 26 mil leitos de UTI em todo o país. A informação foi dada por Eliermes Teixeira de Almeida, Superintendente Administrativo do Hospital de Cataguases. Neste mês de março este setor está funcionando porque a prefeitura de Cataguases decidiu em comum acordo com aquele hospital – apesar da queda do número de casos da doença no município – manter os leitos ativos.

Casos de Covid-19 no estado estão caindo consideravelmente, conforme mostram os boletins divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. Assim, medidas neste sentido estão sendo tomadas pelo estado de Minas Gerais, que também desabilitou leitos de UTI Covid-19 e revogou todos os planos de contingência da Grade Hospitalar para enfrentamento da pandemia do Coronavírus. Outra medida do governo estadual foi revogação da Nota Técnica nº 61/SES/COES/MINAS COVID-19/2020 com as diretrizes para regulação e admissão de casos suspeitos e confirmados de infecção pela Covid-19.

Os leitos exclusivos de UTI Covid em Cataguases deveriam ter deixado de funcionar em 1º de março, mas o prefeito José Henriques resolveu investir os recursos financeiros alocados pelo Ministério da Saúde e pelo governo do estado de Minas Gerais, no Fundo Municipal de Saúde, para manter este setor em funcionamento até o final deste mês. Como o cenário epidemiológico atual mantém um baixo número de casos de hospitalizações pela doença, a Secretaria Municipal de Saúde vai encerrar o convênio a partir do próximo dia 1º de abril. Desta maneira, completa Eliermes Teixeira, “não serão mais mantidos os plantões médicos e, consequentemente, as equipes de Enfermagem, Técnicos de Enfermagem, Fisioterapia e outros”.