Grupo Energisa lança nova marca – (re)energisa – para acelerar transição do setor energético

Grupo Energisa lança nova marca – (re)energisa – para acelerar transição do setor energético

A Energisa anunciou nesta quarta-feira, 23 de março, a mais nova marca do grupo, a (re)energisa, que integrará e representará os seus negócios não regulados de geração descentralizada através de fontes renováveis, comercialização de energia no mercado livre e serviços de valor agregado.

De olho em um mercado cada vez mais competitivo, a (re)energisa atuará no mercado oferecendo soluções energéticas, o que representa um marco no projeto de diversificação dos negócios da Energisa em todo o país. A nova marca também traduz o conceito adotado pela empresa para a abordagem ao mercado, o one-stop-shop, ou seja, todas as soluções em um só lugar. A estratégia da empresa é protagonizar a transição energética com foco na economia de baixo carbono.

As atuais Alsol Energias Renováveis, a Energisa Comercializadora e a Energisa Soluções se transformam em uma marca única, a (re)energisa, que terá atuação em todo o território nacional, atendendo empresas de todos os portes na cidade e no campo.

“O lançamento da (re)energisa vem em meio a uma visão da Energisa de que o setor elétrico passará por mudanças aceleradas no médio e longo prazo, o que deverá impactar os modelos de negócio das concessionárias. Nesse sentido, estamos dando um importante passo na consolidação do grupo, oferecendo um ecossistema de soluções”, afirma a executiva Roberta Godói (foto principal), vice-presidente de Soluções Energéticas e líder da (re)energisa. “A marca surge para posicionar a Energisa como a empresa capaz de atender as demandas trazidas pelos clientes que estão em busca de redução de custos, uso de energia renovável e serviços de gestão com foco no melhor uso da energia“, completa.

Ao mesmo tempo em que se posiciona como um ecossistema próprio de negócios, a (re)energisa atuará em sinergia com as 11 distribuidoras de energia operadas pelo Grupo Energisa, que somam cerca de 8,2 milhões de clientes. Outra característica que posiciona a nova marca em um lugar de destaque é o suporte do Grupo que possui 117 anos de história e é reconhecido pelo mercado pela robustez e disciplina financeira. A Energisa é hoje o maior grupo privado do setor elétrico nacional.

Investimentos

Em fontes renováveis, a (re)energisa tem um plano ambicioso de investir cerca de R$ 2,3 bilhões em projetos até 2024. A atual capacidade instalada de geração distribuída de 77 MWp será ampliada em mais 460 MWp com a construção de mais de 150 usinas fotovoltaicas nos próximos três anos. A meta é ampliar a base atual de clientes de 2 mil pequenas e médias empresas para cerca de 10 mil.

Faz parte da nova estratégia promover avanços significativos na comercialização de energia no mercado livre. Com investimentos da Energisa em geração centralizada, possibilitará a ampliação da oferta de energia renovável e pretende sair dos atuais 2% de market share para 12% até 2026 em número de clientes. A integração dos serviços em uma plataforma única viabiliza uma melhor oferta ao cliente final, já que irá combinar soluções de geração centralizada e descentralizada. Para este salto, a (re)energisa contará com o uso intensivo de analytics e inteligência artificial na gestão e recomendação da melhor opção ao consumidor. “Estamos construindo dois parques solares na Paraíba, chamados de Rio do Peixe 1 e 2, com 78 MWp. Nossa estratégia é iniciar os parques com energia limpa que será 100% comercializada pela (re)energisa”, conta Roberta.

No campo de serviços de valor agregado, a (re)energisa nasce com experiência precedente em operação e manutenção de ativos elétricos, indústrias, implantação e operação de sistemas on-grid ou off-grid, combinando fontes de energia com armazenamento em baterias de lítio, projetos de eficiência energética, medição e controle de energia, automação e digitalização de ativos elétricos e linhas de produção. Esta é uma área com boas oportunidades de inovação. O portfólio de produtos seguirá em evolução. Neste momento, a (re)energisa está, por exemplo, em teste com uma solução de manutenção de usinas fotovoltaicas por meio de um robô que reduz custos e aumenta a longevidade das placas solares.

De acordo com Roberta, a (re)energisa aposta também em novos negócios. “O conceito criativo da nova marca se reflete no compromisso de evolução contínua das nossas soluções. Estamos desenvolvendo projetos de geração de energia a partir de biogás vindo de dejetos animais e vegetais, que vão permitir a exploração de outros subprodutos, como CO2 e biofertilizantes, além de ter a produção de biometano como uma alternativa ao biogás. Estamos construindo uma revolução na forma como nosso cliente poderá consumir energia. A era de commodities rapidamente ficará para trás”, defende a executiva.

Sobre a criação da nova marca

A nova marca foi construída para reforçar a trajetória do Grupo Energisa, ao mesmo tempo em que alia conhecimento, credibilidade e inovação. O desenvolvimento da marca ficou a cargo da GAD, umas das principais consultorias de branding e design do país, que além de desenvolver a estratégia de posicionamento, naming e identidade também está coordenando sua implantação. A estratégia de lançamento prevê eventos direcionados aos clientes e colaboradores, mídia nacional on e offline, em veículos relevantes no mercado nacional e setorial, além de conteúdos orgânicos e impulsionados nas redes sociais. “Quando o cliente pensar em soluções de energia, queremos que a primeira lembrança seja a (re)energisa”, finaliza a executiva.

Fonte e foto: Energisa