Hospital de Cataguases anuncia fechamento dos leitos de UTI Covid

Hospital de Cataguases anuncia fechamento dos leitos de UTI Covid

A direção do Hospital de Cataguases reuniu na manhã do último dia 25 de fevereiro, prefeitos e secretários municipais de saúde da microrregião de Cataguases, além da equipe técnica da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina. Na ocasião foi discutida a determinação da Portaria nº 4.226 do Ministério da Saúde, publicada no dia 31 de dezembro de 2021, que trata da desmobilização dos leitos de UTI Covid-19 a partir do próximo dia 1º de março.

Estiveram presentes os prefeitos de Dona Eusébia, Santana de Cataguases e Itamarati de Minas; o secretário de saúde de Cataguases e a secretária de saúde de Astolfo Dutra, além da Gerente Regional de Saúde de Leopoldina, Aline Costa Rezende. Também estiveram presentes o Diretor Técnico do Hospital de Cataguases, médico Pedro Cesar Martins, juntamente com sua equipe, e o presidente do Conselho Superior do Hospital de Cataguases, Ederson Wilmer Garcia.

Conforme explicou o superintendente administrativo do Hospital, Eliermes Teixeira de Almeida, a referida portaria determina a descontinuidade das habilitações (extinção) de leitos de UTI Covid-19 em todo território nacional e manifestou sua preocupação com a realidade das internações naquele hospital. “A preocupação do Hospital de Cataguases é que no momento estamos mantendo uma taxa de ocupação de aproximadamente 80% tanto na UTI Covid-19, quanto na UTI Geral e a partir do dia primeiro de março, só poderão ser mantidos os 10 leitos de UTI Geral. Assim, as internações de todos os pacientes será feita na mesma unidade, ou seja, na UTI Geral, obedecendo os protocolos técnicos das notas informativas publicadas pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais”, revelou.

“O que lamentamos – continuou Eliermes – é que, caso seja mantida essa taxa de ocupação, e com o surgimento de novos casos de pacientes agravados pela Covid-19, poderá acontecer de não termos vagas no Hospital de Cataguases e os pacientes precisarem ser transferidos para hospitais em outros municípios”, salientou. Ele pontuou ainda sua preocupação com o Carnaval. “Apesar de sabermos que não teremos carnaval de rua nas cidades de nossa microrregião, muitas pessoas viajam e outras acabam se aglomerando de forma particular. Justamente nesse período, pode haver surgimento de mais casos, e não teremos mais em todo território nacional, leitos de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19”, frisou.

Para tentar minimizar os impactos dessa nova realidade, o Hospital de Cataguases está mantendo diálogo com os municípios da sua microrregião de abrangência no intuito de, pelo menos por mais dez dias, manter a UTI Covid-19 em funcionamento, podendo assim atender todos os pacientes que já estão internados, evitando a transferência para outros municípios que, porventura, dispõem de vagas em suas UTIs, tendo em vista que agora só existirão leitos de UTI Geral para atendimentos igualitários para todas as patologias, sendo as internações reguladas pela mesma dinâmica na central de regulação via Susfácil.

O Provedor do Hospital, José Roberto Furtado, agradeceu a presença de todas as autoridades gestoras do SUS, e manifestou sua preocupação e da equipe do hospital quanto a extinção dos leitos de UTI Covid-19 a partir do dia 1º de março. Além da Portaria, também foi publicada uma Deliberação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais revogando todos os planos de contingência micro e macrorregionais, encerrando mais fluxos específicos para atendimentos aos pacientes confirmados ou suspeitos de Covid-19.

Foto: Hospital de Cataguases