Minas envia 682 mil testes rápidos de Covid aos municípios

Minas envia 682 mil testes rápidos de Covid aos municípios

Cataguases recebeu na última semana da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) 2.755 kits de testes rápidos para diagnosticar Covid-19. Em todo o estado foram 682.435 testes rápidos. Todos os kits já foram enviados para as Unidades Regionais de Saúde e estão sendo repassados aos 853 municípios do estado.

Os testes rápidos de antígenos (TR-Ag) são destinados, prioritariamente, a pessoas sintomáticas, seguindo a estratégia de Diagnóstico Assistencial descrita no Plano Nacional de Expansão da Testagem (PNE-Teste), do Ministério da Saúde.

Além de Cataguases ter recebido 2.755 kits, Leopoldina recebeu 310, Miraí, 820; Muriaé, 3.065; Itamarati de Minas, 45; Astolfo Dutra, 550; Além Paraíba, 1.065 e Dona Euzébia, 155, apenas para citar alguns municípios da microrregião. Segundo a SES-MG, ao todo, já foram distribuídos 4.648.335 TR-Ag às prefeituras de Minas Gerais, dos quais 3.442.990 somente em 2022, acompanhando a alta de casos provocada pela chegada da variante ômicron.

“O envio dos testes rápidos é fundamental para auxiliar as secretarias municipais de Saúde na rápida identificação e confirmação dos casos e, consequentemente, na orientação de isolamento imediato das pessoas infectadas, além das orientações adicionais para monitoramento e isolamento de seus contatos, diminuindo a chance de exposição de novas pessoas ao vírus”, observa a coordenadora estadual de Laboratórios e Pesquisa em Vigilância da SES-MG, Jaqueline Silva de Oliveira.

Fonte: Agência Minas | Foto: Fábio Marcheto