Chuva desta noite faz Meia Pataca e Pomba transbordarem novamente

Chuva desta noite faz Meia Pataca e Pomba transbordarem novamente

Cataguases viveu nesta noite de sábado para domingo, 20 de fevereiro, pelo terceiro fim de semana consecutivo, o drama do transbordamento do ribeirão Meia Pataca e do rio Pomba. A madrugada foi tensa, porém, desta vez, o Meia Pataca não subiu como anteriormente e, mesmo tendo transbordado, atingiu um número menor de moradores. Já o Pomba, também saiu de sua caixa pouco depois das 7 horas de hoje. Ele transborda a partir de 5,50 metros.

Nesta manhã, a reportagem do Site do Marcelo Lopes esteve nos pontos mais críticos banhados pelo ribeirão Meia Pataca e pelo rio Pomba. Na região do Bairro Pampulha, o Beco do Riguete (foto principal) foi novamente atingido pela água, mas desta vez afetou somente as casas mais próximas daquele ribeirão. No Pouso Alegre poucas casas foram atingidas, mas como a previsão do tempo é de mais chuva, a Defesa Civil continua orientando aos moradores da região ribeirinha para não voltarem para suas casas.

A situação do nível do rio Pomba, pouco antes do fechamento desta matéria, sinalizava estabilidade. Às 11 horas, o pluviômetro assinalava 5,66 metros. Mais cedo, às 8h, ele estava em 5,57 metros. Às 9h15min, o rio alcançou 5,65 metros e, depois disso, às 9h45min,  subiu apenas um centímetro permanecendo até agora. Com isso, a água invadiu a parte baixa do clube do Remo. Conforme informou a Defesa Civil, a vazão de água na PCH Ivan Botelho, em Astolfo Dutra, segue em ritmo normal, o que permite prever que a situação não deve se agravar a curto prazo.