Níveis do Pomba e do Meia Pataca recuam reduzindo o risco de enchente

Níveis do Pomba e do Meia Pataca recuam reduzindo o risco de enchente

O nível do rio Pomba vem recuando continuamente ao longo desta segunda-feira, 14 de fevereiro. O pico foi registrado por volta das 9 horas quando marcou 5,16 metros. De lá para cá a queda no seu nível é pequena, porém, consistente, o que afasta momentaneamente, a possibilidade de nova enchente na cidade. Até o fechamento desta matéria seu nível era 4,83 metros, conforme informou a Defesa Civil. A mesma realidade vem sendo observada no ribeirão Meia Pataca que registrou no domingo, 13, uma de sua maior cheia, alagando diversos bairros de Cataguases, especialmente aqueles situados na região da Pampulha e o distrito de Sereno.

Nesta segunda-feira, 14, vários boatos foram divulgados afirmando que o rio Pomba ameaçava transbordar. Isto levou a Defesa Civil a divulgar um vídeo no começo da tarde, desmentindo “fake news” que alarmavam a população. Inclusive, chegou a circular um áudio afirmando que um açude próximo ao Distrito de Sereno teria se rompido. É preciso confiar unicamente nas fontes oficiais e nos veículos de imprensa da cidade e região. Qualquer vídeo ou áudio divulgado por terceiros nas redes sociais quase sempre traz informação errada ou interpretação equivocada sobre a realidade.

Ontem, domingo, a enchente do Meia Pataca deixou como saldo a queda de parte do muro do campo da extinta empresa Cataguases de Papel (foto acima); a ponte da Manufatora teve parte de sua estrutura avariada na pista que liga bairro-centro (fotos abaixo). O local foi vistoriado pelo Secretário Municipal de Obras, José Maria Sasso, que isolou o trecho da ponte danificado. E, por fim, a garagem de uma casa localizada na rua Joao Braga, próximo ao edifício Rotary, foi parcialmente desmoronada (foto principal). Ninguém ficou ferido porque a Defesa Civil, interditou o imóvel após uma vistoria recente.