Água do Meia Pataca recua e cidade contabiliza 75 desalojados

Água do Meia Pataca recua e cidade contabiliza 75 desalojados

O ribeirão Meia Pataca inundou várias ruas e centenas de residências entre a madrugada e a manhã deste domingo, 13 de fevereiro. Esta foi, senão a maior, uma das maiores enchentes ocasionadas exclusivamente pelo Meia Pataca da história de Cataguases. O que geralmente ocorre é o transbordamento do rio Pomba que represa o Meia Pataca fazendo com que ele também transborde. Nesta madrugada, além dele subir por causa de uma tromba dágua em sua cabeceira, isto aconteceu de forma muito rápida, surpreendendo a todos. “Inclusive, o Meias Pataca é um curso dágua que não possui as ferramentas tecnológicas instaladas ao longo do rio Pomba, que permite prever melhor este tipo de risco”, explicou o prefeito José Henriques.

Pouco depois da meia noite, conta Carolina Damasceno, Secretária de Assistência Social, equipes começaram a avisar a população próxima do Meia Pataca sobre o risco de enchente. Uma hora e meia depois o ribeirão já tomava as casas mais próximas de sua margem, conta. “Desde então começamos a realizar o trabalho de apoio aos desalojados e abrimos algumas escolas para abrigar estes pessoas. Estamos fornecendo alimentação e medicamentos, além de receber doações que serão repassadas para eles”, conta.

Na entrevista abaixo, o prefeito José Henriques e a secretária Carolina Damasceno contam em detalhes o que aconteceu e o que está sendo feito, bem como sobre o trabalho de limpeza e recuperação da cidade. A ponte da Manufatora, por exemplo, revelou José, está liberada em apenas uma mão de direção porque parte de sua estrutura  foi danificada.