Companhia Industrial Cataguases estreia linha com algodão orgânico

Companhia Industrial Cataguases estreia linha com algodão orgânico

A Companhia Industrial Cataguases lançou em novembro de 2021 a Linha Organo, toda elaborada com a utilização de algodão orgânico. A iniciativa faz parte da parceria com a malharia catarinense Dalila Têxtil que, por sua vez, lançou a Organic Brasil. Para isso foram adquiridos, inicialmente, 11.500 kg de algodão orgânico dividido entre as empresas.

A busca por este propósito de fomento do algodão orgânico brasileiro partiu das duas empresas, Cataguases e Dalila, devido a demanda crescente das marcas de moda pelo algodão orgânico. “As linhas foram lançadas na coleção de Verão 2023 das duas empresas. As mesmas já criaram materiais compartilhados, mostrando a realidade do plantio a fabricação dos tecidos. A representatividade dessas linhas em nosso portfólio é muito maior do que os números de produção em si”, afirma André Klein, diretor da Dalila Têxtil.

“Na verdade, nosso foco enquanto tecelagens importantes na indústria têxtil nacional é fomentar o uso e consumo dessa matéria prima, até para que haja possibilidade de crescimento dessas produções de algodão orgânico. Assim, ao adquirir essas produções, nós buscamos parceiros como magazines e marcas já estabelecidas e influentes no mercado para colocar em prática o uso em fácil acesso do orgânico brasileiro,” comenta Tiago Peixoto, diretor presidente da Companhia Industrial Cataguases.

A quantidade da colheita ainda é pequena, porém crescente e, neste momento, as duas empresas estão beneficiando uma segunda aquisição de cerca de 50 toneladas de algodão e a expectativa é atingir 500 toneladas nos próximos cinco anos, o que representará de 5 a 10% da produção de Cataguases e Dalila. O Brasil exporta 70% do algodão que produz no cultivo tradicional, porém no algodão orgânico, até o momento atual era necessário importar da Ásia a fibra, pois o cultivo aqui é muito pequeno.

Companhia Industrial Cataguases estreia
O tecido pronto, em algodão orgânico, produzido pela Industrial Cataguases.

“Para desenvolver esta cadeia e facilitar o acesso com os produtores, fizemos parceria com apoiadores locais que já comercializavam em escala artesanal”, explica André Klein. “Nós enquanto parceiras, compramos atualmente 80% da produção desses micro produtores, o que resulta em um grande montante para eles e gera um impacto muito positivo na economia da região, completa.

“A Cataguases, enquanto empresa verticalizada, fia o algodão orgânico para ambas as empresas e o distribui. Parte dele fica em Cataguases e segue para tecelagem própria, e parte vai para a Dalila, em Jaraguá do Sul. Assim, cada parceira segue com sua produção e comercialização de maneira independente.” ressalta Tiago.

Ambas as empresas planejam expansão das linhas sustentáveis, para isso existe um plano de investimento em capacitação e tecnologia para a região. “Nossa intenção é investir em capacitação, aprimorar a lavoura para conseguir produtividade maior nas produções e alcançar com eles as certificações reconhecidas internacionalmente para rastreio e controle da qualidade de tais produtos”, finaliza Tiago.

Clique aqui para assistir ao vídeo sobre o algodão orgânico brasileiro.

Fonte e fotos: Companhia Industrial Cataguases