Advogado Rodrigo Monteiro Martins recebe a Medalha Desembargador Hélio Costa

Advogado Rodrigo Monteiro Martins recebe a Medalha Desembargador Hélio Costa

O fórum da Comarca de Cataguases realizou na noite do último dia 03 de dezembro, solenidade de entrega da Medalha Desembargador Hélio Costa, honraria concedida pela Justiça de Minas Gerais, a cada dois anos àqueles que prestam relevantes serviços à comunidade forense. A cerimônia obedeceu todas as orientações de prevenção ao coronavírus (Covid-19) divulgadas pelos órgãos de saúde.

Este ano foi agraciado com a Medalha Desembargador Hélio Costa, o advogado Rodrigo Monteiro Martins, que exerceu recentemente a presidência interina da 6ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil. Com isto tornou-se o primeiro advogado de Cataguases a receber aquela honraria, uma das mais significativas oferecidas pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Além de seus familiares, amigos e servidores convidados, participaram da solenidade presidida pelo juiz diretor do Forum, João Carneiro Duarte Neto, o prefeito de Cataguases, José Henriques, o vereador Gilberto Marques de Oliveira (Beto do Leonardo), o Presidente da 6ª Subseção da OAB Cataguases, Márcio Fachini Garcia, o Promotor de Justiça Gustavo Garcia Araújo, a Delegada de Polícia Civil Érica Nascimento Guedes, o Tenente Felipe Oliveira de Moraes e o Soldado Fellipe Brum dos Santos, representando a 146ª Companhia Especial de Polícia Militar de Cataguases.

Em seu pronunciamento o juiz João Carneiro enfatizou a importância e o significado da Comenda, que foi instituída pela Resolução nº 296/1995, em homenagem ao desembargador Hélio Costa. De cunho bianual, a Medalha tem o objetivo de coroar pessoas que trabalharam pelo Poder Judiciário. “Líderes pensam e falam sobre soluções e ideias. Líderes constroem pontes, não constroem muros. Líderes nunca criticam os outros, mas sim oferecem ajuda para juntos corrigirem o erro e melhorá-los” lembrou aquele magistrado, acrescentando: “Doutor Rodrigo é um advogado moderno, sempre atento às novidades tecnológicas e disposto a ajudar e a contribuir com melhorias para a instituição. Confesso, estou muito satisfeito com essa homenagem,”frisou o diretor do Foro.

Rodrigo foi sincero ao afirmar estar “muito emocionado” com a homenagem. Ele, ainda no início de seu pronunciamento, afirmou: “Estou muito feliz por receber esta honraria do TJMG, pois além de ser o reconhecimento pelo bom trabalho realizado é, também, a oportunidade para deixar o legado de que o diálogo e a compreensão devem ser os alicerces do relacionamento interinstitucional,” afirmou. E foi além ao dizer que “ser escolhido por uma banca formada por representantes das mais altas autoridades da cidade é, de fato, prova de que consegui honrar o desafio de representar a minha classe (OAB Cataguases) com louvor. Ele também fez um emocionante agradecimento à sua família – “minha base, minha vida, a quem dedico esta bela conquista.”

Fonte e fotos: Fórum de Cataguases