Igreja matriz de São José Operário em Leopoldina será elevada a Santuário

Igreja matriz de São José Operário em Leopoldina será elevada a Santuário

A Igreja matriz de São José do Operário em Leopoldina será elevada a Santuário Diocesano no próximo dia 8 de dezembro. A decisão foi anunciada pelo bispo da Diocese de Leopoldina, Dom Edson Oriolo. Na igreja Católica, é considerado um Santuário a Igreja frequentada por fiéis vindos de outras regiões atraídos por algo que existe especificamente naquele templo. Um exemplo no Brasil é o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, na cidade paulista de Aparecida.

Há 150 anos, São José foi declarado padroeiro universal da Igreja, através do decreto assinado pelo Papa Pio IX, em 8 de dezembro de 1870. Para celebrar essa data, o papa Francisco instituiu o ‘Ano de São José’, convidando os católicos a refletirem melhor sobre a vida do pai de Jesus Cristo. Dessa forma, definiu a partir do dia 8 de dezembro de 2020, até a mesma data do ano seguinte, como um tempo santo de indulgências e veneração ao culto de São José.

A instalação do Santuário de São José Operário será celebrada com programação especial que conta com novena, missas e outras atividades. De 29 de novembro a 7 de dezembro acontece a novena preparatória com missa diariamente às 19h. No dia 5, um almoço será realizado das 11h às 13h no Salão da Paróquia São José Operário em comemoração à instalação daquele Santuário. Na quarta (8), a programação começa às 7h com uma missa e “Adoração ao Santíssimo” durante todo o dia. Às 12h o “Santo Terço” e às 19h será realizada uma missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Edson José Oriolo dos Santos.

Dom Edson comentou que foi motivado a criar o Santuário Diocesano São José Operário pela grande devoção dos fiéis que visitam o templo, considerado um dos maiores espaços litúrgicos da região, cujas peculiaridades arquitetônicas seguem os mesmos traços da Igreja Santa Ágata, localizada em Boekel, nos Países Baixos na Holanda.

Dessa forma, o bispo atende a solicitação do padre Valtenir Lima e Silva, pároco da Paróquia São José Operário de Leopoldina, que celebrou 70 anos de fundação recentemente. Ele disse estar realizando um sonho de toda comunidade. “Estive com dom Edson em fevereiro deste ano, para apresentar o sonho de nossa comunidade. Nosso bispo acolheu com carinho o pedido, indicando referências sobre a importância de um santuário. Com isso, estamos trabalhando para vivenciar este momento de graça. O santuário é lugar de memória, da presença de Deus e vida sacramental. Estamos fazendo memória de nossa fé, experimentando a presença de Deus e do Povo”.

Fonte: g1 Zona da Mata | Foto: Diocese Leopoldina