Começa o cadastro escolar na rede pública de ensino de Minas Gerais

Começa o cadastro escolar na rede pública de ensino de Minas Gerais

A Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, através da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina, deu início nesta quarta-feira, 17 de novembro, ao período de cadastramento para os estudantes que desejam realizar matrícula na rede pública de ensino, em 2022. Até o dia 10 de dezembro pais, responsáveis ou o estudante, quando maior de 18 anos, que desejem vaga na rede pública de ensino de Minas Gerais, em 2022, deverão realizar o cadastro no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM).

Para isso basta clicar aqui.

Deverão se inscrever no SUCEM:

– estudantes que ingressarão no 1º ano do Ensino Fundamental, em 2022;

– estudantes que ingressarão nos demais anos de escolaridade, oriundos de escolas de outras redes de ensino;

– estudantes matriculados, em 2021, em escolas públicas que não ofertarão o nível de ensino ou ano de escolaridade subsequente, em 2022;

– estudantes matriculados, em 2021, na rede estadual e que não renovou a sua matrícula para o ano de 2022;

– interessados em retornar aos estudos no ensino fundamental ou ensino médio regular ou na modalidade EJA;

– interessados em ingressar em cursos da Educação Profissional em uma escola da rede estadual.

No momento do cadastro, os candidatos devem apresentar informações como nome completo, data de nascimento, endereço completo, CEP, número da carteira de identidade do aluno (se possuir), CPF do aluno (se possuir), filiação ou nome do responsável legal, entre outros.

Aqueles que não têm acesso às tecnologias digitais podem comparecer às escolas estaduais e/ou municipais, no município em que residem, para realizarem a inscrição.

Por meio do Sucem, o cadastro escolar e o encaminhamento dos candidatos às vagas, nos ensinos fundamental e médio, serão feitos de forma unificada nos municípios que aderiram e estão participando da iniciativa. Assim, após a inscrição e a divulgação do resultado, a escola indicada para a realização da matrícula mais próxima da residência do estudante e que possua vaga para a etapa pleiteada poderá ser municipal ou estadual.

Fonte: Agência Minas | Foto: Pixabay