Defesa Civil apresenta Plano de Contingência para enfrentamento do período chuvoso

Defesa Civil apresenta Plano de Contingência para enfrentamento do período chuvoso

Na última sexta-feira, dia 5, o prefeito José Henriques e sua equipe de governo participaram de uma reunião com a coordenadoria da Defesa Civil do município para conhecerem o atual Plano de Contingência para enfrentamento das situações de emergência nos períodos chuvosos em Cataguases. O documento é atualizado todos os anos e norteia as ações de prevenção e preparação para as respostas das autoridades públicas e da sociedade civil diante de possíveis ocorrências de desastres naturais ou provocados pela ação humana, tais como os deslizamentos de terras e as enchentes.

A Secretária de Educação, Luci Mara Gonçalves, citou as próximas ações a serem adotadas. “Vamos começar a visitar as escolas e cadastrar funcionários dispostos a nos apoiar diante de emergenciais. O objetivo é manter as escolas prontas para acolher famílias”. A mesma opinião foi compartilhada pela Secretária de Desenvolvimento Social, Carol Damasceno. “O planejamento é fundamental para garantirmos a estrutura necessária, tais como os abrigos e preparar as pessoas para dar suporte à população”. O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Rogério Farage, ressaltou que o Plano de Contingência é importantíssimo “por evidenciar as áreas de encostas que estão degradadas ou desnudas de vegetação, para que a Secretaria possa atuar de forma preventiva, corretiva, e também minimizar prejuízos à população e ao meio ambiente”.

Conforme esclareceu o coordenador da Defesa Civil de Cataguases, Alexandre Rodrigues, o Tico Tico, na reunião foram repassadas as funções atribuídas a cada secretaria em caso de situação de emergência, tais como na alocando de seus funcionários e na organização de abrigos. “Vale lembrar que o Plano de Contingência já está funcionando em sua forma preventiva, na vistoria das áreas de encostas, em nossos treinamentos e em encontros como esse. Mas o Plano só é acionado em caráter emergencial quando o nível das águas do rio Pomba atinge cinco metros acima do seu leito”, explicou Alexandre.

O secretário de Serviços Urbanos disse ainda que as inundações são mais previsíveis, o que atualmente, por meio do Plano de Contingência, garante as condições necessárias para proteger as pessoas. “Os riscos de deslizamentos são menos previsíveis, mesmo assim, a Defesa Civil orienta moradores das áreas de risco previamente mapeadas a desocuparem suas casas e procurarem os abrigos a elas destinados, em caso de volume acima de 80 milímetros diários de chuvas por três dias seguidos. “Neste sentido, podemos afirmar com Cataguases reúne atualmente as condições para, em casos de sinistros, dar respostas imediatas para o salvamento de vidas e também dos pertences e patrimônio das pessoas”, afirmou, lembrando que, em breve, teremos o apoio direto da nova unidade do Corpo de Bombeiros que vai se instalar no município.

Fonte e fotos: Prefeitura de Cataguases