Aneel institui bandeira amarela para consumidor da tarifa Social

Aneel institui bandeira amarela para consumidor da tarifa Social

Uma boa notícia para os consumidores incluídos na Tarifa Social de Energia Elétrica: a conta reluz vai ficar um pouquinho mais barata. A decisão é da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que anunciou na sexta-feira, 29 de outubro, que a bandeira tarifária no mês de novembro para estes consumidores será Amarela. A bandeira, que indica condições menos favoráveis de geração de energia, equivale ao pagamento de R$ 1,87 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.



A ANEEL explica que a alteração da bandeira, neste momento, vale apenas para os consumidores com Tarifa Social. Para os demais consumidores de energia elétrica a bandeira vigente no período continua sendo a de Escassez Hídrica, no valor de R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos e vai vigorar até abril de 2022. Ela foi criada para enfrentar o período de escassez de água no país, o pior em 91 anos e que reduziu a produção nas usinas hidrelétricas obrigando a um aumento no preço da energia.

Os adicionais de bandeiras tarifárias na conta de luz dos consumidores que possuem direito à Tarifa Social de Energia Elétrica seguem os mesmos percentuais de descontos que são estabelecidos por faixa de consumo. Isso significa que as famílias de baixa renda, inscritas no programa de Tarifa Social, pagam as bandeiras com os mesmos descontos que já possuem nas tarifas, de 10% a 65%, dependendo da faixa de consumo.

Fonte: ANEEL | Foto: Arquivo