Curso de Veterinária da Sudamérica vai utilizar parte da Fazenda da Fumaça

Curso de Veterinária da Sudamérica vai utilizar parte da Fazenda da Fumaça
O Hospital de Cataguases e a Faculdade Sudamérica firmaram uma parceira para utilização de uma área delimitada da Fazenda da Fumaça, onde vai funcionar as aulas práticas do curso de Medicina Veterinária e também será construído um hospital veterinário para grandes animais. Além disso, posteriormente, o espaço também vai abrigar o recém aprovado curso de Agronegócio. O investimento da instituição de ensino no imóvel é de aproximadamente R$ 1,5 milhão em obras de adequação.

A parceria foi oficialmente celebrada dia 22 de outubro, com a assinatura do contrato entre Hospital de Cataguases e do Instituto Nacional, proprietátio da Faculdade Sudamérica. A presidente do Conselho Superior do Hospital de Cataguases, Patrícia Mendonça, lembrou que “todos os detalhes referentes a esta parceria foram exaustivamente debatidos e analisados pelos integrantes do Conselho Superior e da Mesa Administrativa, auxiliados pela assessoria jurídica da instituição, e que todos os questionamentos apresentados em relação a ela tinham sido devidamente esclarecidos,  tratando-se de uma parceria benéfica para o Hospital de Cataguases, para a Faculdade e para os municípios a serem contemplados com o acesso a atendimento aos pequenos proprietários rurais”, destacou.
O contrato, assinado entre o Hospital de Cataguases e a Sudamérica, prevê que a instituição de ensino ocupará uma área máxima de sete alqueires de terra, com a finalidade de implantação dos cursos e a utilização da área para as atividades pertinentes aos mesmos, conforme o planejamento apresentado. Também prevê que a Faculdade poderá usar a sede da fazenda por um ano, para a realização das atividades administrativas, sem modificar o imóvel por se tratar de patrimônio histórico. O prazo estipulado pela parceria é de 20 anos e o hospital ainda será remunerado mensalmente pela Sudamérica pelo uso do espaço.
De acordo com o presidente do Instituto Nacional, Nelson Fernandes Maciel, “posso dizer, com tranquilidade, que este é apenas o primeiro passo. Muito trabalho temos pela frente e estamos dispostos a enfrentar mais esse desafio, de ampliar a oferta de cursos e vagas, proporcionando que um número maior de brasileiros tenha acesso aos cursos superiores. Estamos iniciando com o curso de Medicina Veterinária e buscamos viabilizar também o início do curso de Agronegócio. Mas vamos continuar sempre dispostos a encontrar outras alternativas de cursos para a nossa faculdade, beneficiando Cataguases, Santana e todos os municípios da região”, afirmou.
Segundo o provedor do Hospital, José Roberto Furtado “esse contrato que assinamos com a Sudamérica permitirá que uma pequena fração de área da Fazenda da Fumaça seja transformada praticamente em uma Fazenda Escola, com Hospital Veterinário e o curso de Medicina Veterinária, o que vai favorecer inúmeros produtores rurais da nossa cidade e região, o que podemos considerar como o início de ações que permitirão ao Hospital de Cataguases caminhar em busca de aumentar sua capacidade financeira”, afirmou.
Fonte e foto: Hospital de Cataguases