Projeto Reflora CBA vai restaurar vegetação nativa na Zona da Mata

Projeto Reflora CBA vai restaurar vegetação nativa na Zona da Mata

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) lança, no dia 25 de outubro, o edital que anuncia o Projeto Reflora CBA, voltado para pequenos e médios produtores rurais da Zona da Mata mineira interessados em realizar o reflorestamento de áreas degradadas de suas propriedades. A iniciativa promoverá, por meio do reflorestamento, a recuperação de ecossistemas e o incremento da biodiversidade brasileira, ação diretamente ligada com a agenda ESG da CBA.
O objetivo é buscar áreas que estejam localizadas, preferencialmente, em um raio de 100 km dos locais de atuação da Companhia. O gerente da CBA nas unidades da Zona da Mata, Christian Fonseca de Andrade, destaca que a Companhia trabalha para ser referência em práticas ambientais, sociais e de governança e acredita na construção colaborativa de um futuro melhor e mais sustentável.

“Quando o assunto é sustentabilidade, acreditamos que precisamos e devemos ir além. Reconhecemos nossa responsabilidade perante o mercado e a sociedade. Sabemos que nossas ações podem gerar impactos positivos com transformações que vão além do nosso setor. Queremos desenvolver as comunidades em que atuamos, ampliando a consciência de todos para a importância da sustentabilidade”, destaca.

A expectativa do Reflora é que as atividades de plantio e monitoramento sejam realizadas pelos proprietários rurais e agentes locais, com supervisão e apoio técnico da CBA. Além disso, o projeto ainda fomentará a regularização ambiental dos proprietários participantes frente ao Código Florestal.

O Projeto Reflora CBA fornecerá mudas e capacitação técnica que viabilizem o reflorestamento em áreas degradadas de Reserva Legal (RL) e Áreas de Preservação Permanente (APP), com uso de espécies nativas de ocorrência local. A seleção das áreas que farão parte do Reflora CBA levará em consideração a situação dos documentos e eventuais passivos das propriedades e de seus proprietários ou posseiros.

Para participar, o produtor rural deve cumprir os critérios prioritários, adicionais, ambientais e socioeconômicos. Quando selecionados, terão como responsabilidades cumprir os termos do contrato, permitir o acesso dos técnicos e responsáveis às áreas, participar dos treinamentos, dispor de ferramentas para a execução do plantio e realizar o plantio, a manutenção e o monitoramento das mudas.

A iniciativa é uma parceria entre a CBA, Instituto Votorantim e Reservas Votorantim. O prazo para inscrições vai de 25 de outubro a 12 de novembro. Para acessar o edital completo e fazer a inscrição os interessados devem acessar o link www.refloracba.com.br ou entrar em contato pelo WhatsApp (11) 9.7099-0274 ou pelo e-mail [email protected].

Fonte: Ideia Comunicação | Foto de Private Foresrty Programme por Pixabay