App Conecte SUS Cidadão traz o comprovante de vacinação contra Covid-19

App Conecte SUS Cidadão traz o comprovante de vacinação contra Covid-19

Um aplicativo que vem sendo cada dia mais utilizado pelos brasileiros em geral é o Conecte SUS Cidadão. Criado pelo Ministério da Saúde, na prática, é a porta de acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma digital, permitindo ao cidadão acompanhar na palma de sua mão o seu histórico clínico. Inclusive o comprovante de vacinação contra a Covid-19, necessário para entrar em estabelecimentos que exigem o “Passaporte de Vacinação.”

O app vai além de mostrar o certificado nacional de vacinação COVID-19, a carteira de vacinação digital, as informações gerais do cidadão, resultados de exames laboratoriais de COVID-19, medicamentos dispensados pelo programa “Farmácia Popular”, além dos registros de doações de sangue e acompanhamento da posição na fila de transplantes. A área Serviços de Saúde permite ao cidadão identificar estabelecimentos de saúde próximos à sua localização ou pelo tipo, além de permitir adicionar aos favoritos os mais relevantes.

Destinado aos usuários do SUS, qualquer brasileiro pode baixar o aplicativo em seu celular. Ele é gratuito e está disponível nas lojas de aplicativos para smartphones com sistema iOS e Android. Para realizar seu primeiro acesso, depois de baixar o aplicativo insira algumas informações básicas. Após este passo, você visualizará o número do seu Cartão Nacional de Saúde e algumas funcionalidades. O processo é rápido e simples, especialmente se você já tiver uma conta no site do Governo (gov.br).

O Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 é disponibilizado no Conecte SUS Cidadão com a possibilidade de o usuário visualizar, salvar e imprimir o seu certificado. Após a conclusão do ciclo vacinal, o cidadão poderá emitir o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, no serviço “vacina” do aplicativo ou na versão web do Conecte SUS Cidadão. Para outras informações ou dúvidas sobre este serviço, o cidadão pode acessar a seção Fale com Conecte SUS no aplicativo ou versão web: https://conectesus.saude.gov.br/home.

Com informações do Ministério da Saúde e Tribuna de Minas | foto: Marcelo Camargo – Ag. Brasil