Dia do Médico: Sociedade de Medicina de Cataguases faz homenagens

Dia do Médico: Sociedade de Medicina de Cataguases faz homenagens

No dia 25 de agosto foi comemorado os 70 anos da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases (SMCC), entidade a favor da classe médica cuja missão é zelar pela prática médica de qualidade e pela defesa profissional, respeitando os princípios éticos, o meio ambiente, as leis e a comunidade em geral. São princípios da SMCC:
– Cidadania
– Responsabilidade
– Ética
– Compromisso social e profissional
– Credibilidade
– Respeito
– União

Hoje, 18 de outubro, é o Dia do Médico. Um dia me disseram que quando nos tornamos médicos nunca mais deixaremos de ser! Diferente da maioria das profissões que você pode abandonar, trocar por outra, recebendo a compreensão das pessoas, na medicina é diferente, pois o que está em jogo são vidas em todas as suas complexidades e finitudes. É preciso estar muito certo quando se escolhe ser Médico e lembrar sempre que o paciente é o amor de alguém.

Tem que se entregar à profissão, é só se entrega quele que ama. Apesar de todas as bonanças financeiras que a medicina pode trazer, o fardo pesa demais frente a tantas adversidades diárias, más condições e excesso de trabalho, assim como as perdas e ausências que teremos na vida dos que amamos. Com o passar do tempo, se não houver entrega, você se tornará um técnico e não mais médico. Portanto, não é uma profissão, é a escolha de uma vida. Uma marca que levaremos até o fim de nossos dias, carregando as respectivas responsabilidades em cada carimbada que dermos.

É a convicção que nosso tempo muitas vezes será subtraído de nossa existência e doado para outrem que muitas vezes nunca vimos ou conhecemos direito. É inestimável salvar alguém, aliviar suas dores, amenizar seu sofrimento. É imensurável o amor que emana deles, a fé, a gratidão, a troca, os laços criados, e isso é o que transforma a profissão em Arte.A mais bela das Artes.

Em virtude da Pandemia a diretoria da SMCC não realizará nenhum evento aos sócios como de costume, mas se faz lembrar através dos brindes comemorativos entregue a todos nestas duas datas marcantes. Neste ano a médica Fernanda Peixoto Ramos foi homenageada com a Medalha de Médica Mineira em Destaque e com o Troféu de Honra ao Mérito. Os também médicos de Cataguases, José Mantovani Neto, Nivaldo Gribel, Antonio Maciel e Edison de Abreu Lopes foram agraciados com o Troféu de Honra ao Mérito. A todos os homenageados as nossas congratulações e a todos os médicos,

Feliza Dia do Médico!
Parabéns SMCC!
Troféu de Honra ao Mérito ao Dr. Antonio Fernando Maciel. Parabéns pelo seu carinho e dedicação aos pacientes.
Troféu de Honra ao Mérito ao Dr. Nivaldo Gribel pela sua atuação no enfrentamento da pandemia do COVID 19 no Hospital de Cataguases.
Dr. José Mantovani Neto recebe o Troféu de Honra ao Mérito. Parabéns pela dedicação à profissão.
Troféu de Honra ao Mérito ao Dr. Edison de Abreu Lopes um grande baluarte na medicina de Cataguases.

Texto e fotos: Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases