De volta ao palco, grupo Girarte apresenta o espetáculo “Entre Passos de Amar”

De volta ao palco, grupo Girarte apresenta o espetáculo “Entre Passos de Amar”

A pandemia afastou o artista do palco e do público, gerando como únicas alternativas as interações através de plataformas digitais. Agora, com o avanço da vacinação no Brasil, e com a queda nos índices de infecção, o Grupo de Pesquisa Girarte pode, enfim, voltar ao palco com apresentação presencial. O espetáculo de dança “Entre Passos de Amar” abre as portas do Centro Cultural Humberto Mauro, em Cataguases, no dia 23 de outubro, às 18h. A plateia, permitida pela primeira vez desde o início da pandemia, será reduzida, de acordo com o protocolo atual de combate à covid-19. No dia 28 de outubro, às 19h, a nova apresentação do espetáculo também será transmitida via YouTube do Projeto Girarte (para assistir clique aqui).

Com patrocínio da CBA via Lei Rouanet o espetáculo tem apresentação e transmissão gratuita, e a classificação indicativa é de 10 anos. Os ingressos poderão ser retirados no site da Fundação Ormeo Junqueira Botelho onde constam todas as informações e procedimentos necessários para garantia do ingresso na apresentação presencial. Além do apoio master da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho através do Grupo Energisa, a apresentação conta com apoio do Instituto Votorantim, Grupo Bauminas, Polo Audiovisual da Zona da Mata MG, Instituto Fábrica do Futuro, Miba e parceria institucional com a Fundarte e Prefeitura de Muriaé.

“Esta apresentação só será possível devido a um grande esforço coletivo em favor da retomada do setor cultural em nossa região, que conta com muitas mãos estendidas e parceiros que acreditam em nosso trabalho”, explica Marcus Diego, coordenador do Grupo Girarte. Conforme explica: “É com muita alegria e emoção que abrimos o Centro Cultural Humberto Mauro, no retorno às atividades culturais e artísticas com a presença do público. A casa nos recebeu na estreia do espetáculo, sem público no final de 2020 e, agora, temos esta nova oportunidade e privilégio de sentir a vibração e energia do público em nossa nova apresentação”, conta.

Ele continua: “Trabalhamos durante todo este tempo com o grande desafio de interação através de plataformas digitais, com alternativas muito eficazes, junto à comunidade escolar e população em geral, mas nada a meu ver substitui a interação, contato e sensibilidade humana, tenho ainda mais certeza disso agora”, completa Marcus Diego. “Dentro deste contexto – completa – temos uma obra atemporal, que nos permite refletir sobre onde está o amor na humanidade, principalmente em um momento de tanta pressão como o que estamos vivendo em todas as esferas.” Durante o processo de montagem a equipe trabalhou com os sentimentos pessoais dos bailarinos, traduzindo em movimentos as diferentes percepções do amor e do amar, agregando à obra uma originalidade e sensibilidade diferenciadas que, garante, “tocará o público de maneira muito especial.”

O elenco é composto pelos bailarinos Alan Resende, Fabiano Banna, Natália Barros, Marcus Diego e Tatiane Dias. A trilha sonora original do espetáculo conta com os músicos Felipe Continentino (Belo Horizonte), Flavia Goa (Rio de Janeiro), com a participação especial do guitarrista Chinês (Helder Silva), do percussionista Tumati (Rogério Mendonça) e das cantoras Thaylis Carneiro e Priscila Sandes (Cataguases). A construção coreográfica é de Marcus Diego, em parceria com Janaina Frade. O conceito de figurino é de Carolina Sudati (São Paulo). Todo cenário branco, tem como contraponto uma tela vermelha de linhas abstratas, construída por Priscila Sandes. A assistência geral de palco e operação de iluminação é da técnica Fernanda Pinheiro.

Projeto Girarte

“Concretizamos um núcleo intenso de produtividade artística e cultural, capaz de atuar em duas perspectivas diferentes que se complementam, arte como ferramenta de desenvolvimento sociocultural e desenvolvimento artístico profissional.

Pautados em um conceito de equipe multidisciplinar, alinhados com um efeito multiplicador de conhecimentos, fomentamos espaços para pesquisa, criação e desenvolvimento contínuo de técnicas e trabalhos artísticos, além da realização de oficinas, cursos de capacitação, intercâmbios culturais, montagem e circulação de espetáculos.

Temos um modelo de projeto que fortalecem muitos dos “ODS” da ONU, capaz de interagir e se adaptar de forma eficaz com diferentes realidades e contextos, até mesmo em meio uma pandemia. Temos orgulho de até o momento sermos responsáveis por ações de sucesso em mais de 65 cidades, abrangendo 5 estados brasileiros, além de uma parceria internacional, contemplando mais de 125 escolas públicas, beneficiando mais de 165 mil pessoas, impactando de forma significativa no desenvolvimento sociocultural de diferentes localidades.

Seguimos em constante transformação e aprendizado, buscando sempre superar nossos melhores resultados, sustentando valores pautados na democratização cultural e diálogo entre arte e educação”, explica Marcus Diego, coordenador do Projeto Girarte.

O Projeto Girarte se encontra aberto para parcerias através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (IR) e Lei Estadual de Incentivo à Cultura (ICMS), pessoas e empresas interessadas em direcionar seus impostos para as ações socioculturais do projeto podem saber mais detalhes no site www.projetogirarte.com.br e pelo telefone (WhatsApp) (32) 9 8887-3531.

Texto e fotos: Grupo Girarte