Polícia Militar apresenta novos policiais ao legislativo municipal

Polícia Militar apresenta novos policiais ao legislativo municipal

A reunião da Câmara Municipal de Cataguases desta terça-feira, 28 de setembro, foi uma das mais longas desta legislatura, devido aos esclarecimentos feitos pela equipe da Catrans sobre o transporte coletivo. Na ocasião também foram apresentados os novos policiais militares e aprovados projetos de lei relevantes como o Plano Plurianual e a criação do Orçamento Impositivo. Chamou a atenção a aprovação de uma moção de repúdio ao prefeito José Henriques e o projeto de decreto legislativo do vereador Ricardo Dias para conceder a Luiz Otávio Franco, que se apresenta como “voluntário”, o título de “Líder Comunitário”, que não foi aprovado.

Logo no início da sessão a A Polícia Militar apresentou à sociedade onze novos policiais que, agora, compõem a 146ª Companhia Especial de Polícia Militar sediada no município. Esta é a primeira vez em pelo menos vinte anos que a segurança pública do município recebe um reforço desta envergadura. Os novos militares foram apresentados pelo comandante do policiamento em Cataguases, tenente Vinícius Marinato. Ele destacou a qualificação dos militares, a disciplina e o espírito de trabalho em equipe, além do compromisso com a garantia da paz e da ordem. A chegada dos novos policiais foi elogiada pelos vereadores e vem somar à mudança da sede da Companhia para a região central da cidade, prevista para acontecer em breve.

O Coordenador da Catrans, Fabrício Zulato (foto ao lado), foi convidado a prestar esclarecimentos sobre os problemas enfrentados pela população com o transporte coletivo. Desde o retorno dos ônibus ao funcionamento normal, depois da interrupção provocada pela pandemia, o número de reclamações cresceu assustadoramente. Entre elas, a mais corriqueira é de que não há ônibus no horário correto para levar o passageiro até o seu local de trabalho. O assunto foi amplamente debatido e Fabrício frisou sempre que o trabalho da Catrans é promover o equilíbrio entre os interesses dos passageiros e das empresas de ônibus. Ao final, ficou definida a realização de uma Audiência Pública para tratar o assunto e buscar uma solução.

Entre os projetos que integravam a Pauta da Sessão, dois já haviam sido aprovados em primeira votação. O de nº 35/2021 que trata do Plano Plurianual para o quadriênio 2022/2025, e o de autoria dos vereadores, que inclui na Lei Orgânica do Município as emendas impositivas (clique aqui para saber detalhes). Onze vereadores assinaram em conjunto uma Moção de Repúdio ao prefeito José Henriques que foi aprovada, inclusive, com votos dos vereadores que se dizem alinhados com o chefe do Executivo. O motivo para esta iniciativa, segundo o texto, é o uso das redes sociais para publicidade extemporânea  de partido ou grupo político. Por fim o vereador Ricardo Dias viu rejeitada por 12 votos a três, sua proposta de conceder o título de líder comunitário a Luiz Otávio Franco, que se define como “voluntário” e “administrador político”.